A importância de manter o equilíbrio no bem-estar mental e social

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / filmfoto Para ter uma vida saudável e harmoniosa, é essencial equilibrar o bem-estar físico com o mental e o social.

O bem-estar não envolve apenas a saúde física e a ausência de doenças: é preciso estar se sentindo bem com você mesmo, com suas emoções e com o mundo.

O bem-estar mental está relacionado às emoções e à forma com que cada uma delas se expressa diante dos acontecimentos. O bem-estar social, por sua vez, se refere às relações sociais e à interação com as pessoas que fazem parte do seu convívio — como família, amigos, colegas de trabalho e a sociedade em geral. Por fim, o bem-estar físico diz respeito à saúde, qualidade de vida e ao corpo.

É necessário encontrar um equilíbrio entre o bem-estar físico, mental e social para ter uma vida harmoniosa e saudável. Conheça algumas atitudes que podem fazer toda a diferença nesse processo:

Bem-estar mental: esvazie a mente por alguns momentos

Quando nos afastamos um pouco das preocupações e acalmamos os pensamentos, permitimos que o inconsciente traga as respostas necessárias. Isso porque, com a mente vazia e relaxada, há espaço para respostas e possibilidades que parecem distantes quando a cabeça está tomada por preocupações.

Para alcançar o bem-estar mental, portanto, separe um momento do dia para ficar apenas com você mesmo. Ouça uma música, respire, gaste alguns minutos relaxando, escrevendo, lendo ou refletindo.

Cuide de suas emoções

Cada emoção traz uma reação diferente, e ter consciência desse funcionamento é fundamental para lidar com seus sentimentos e com as pessoas com quem você se relaciona.

Encontre formas positivas de se expressar sem que o corpo seja afetado por doenças relacionadas ao ansiedade e estresse. Não fique remoendo problemas pequenos e aceite o que não pode ser mudado, sem ficar reclamando. Direcione sua energia para coisas que tragam realização e resultado, evitando a fadiga.

Bem-estar social: cuide das relações e aceite as diferenças

Mantenha boas relações com sua família, com os colegas de trabalho e com a sociedade em geral. A interação com outros indivíduos é fundamental para seu bem-estar pessoal.

Nem todas as pessoas pensam, sentem e agem da mesma forma que você. Por isso, saiba respeitar as diferenças e evitar conflitos desnecessários.

Autoconhecimento e as relações

Você se relaciona com as pessoas da mesma forma como se relaciona com você mesmo. Se você tem dificuldade de se aceitar, reconhecer seus talentos e entender seus sentimentos, certamente terá todas essas dificuldades com as pessoas que convivem com você. O autoconhecimento é o principal caminho para ter bons relacionamentos interpessoais e alcançar o bem-estar social.

Imagem: © Depositphotos.com / filmfoto

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter