Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / agsandrew O psique é capaz de desenvolver algumas funções como o sentimento, pensamento e percepção.

A psique refere-se a tudo o que é formado pelos fenômenos que ocorrem na mente humana. Sentimentos, pensamentos e percepções são funções desenvolvidas pela psique, que permite que o ser humano se relacione e se adapte ao meio por meio de processos.

Podemos imaginar o corpo humano como uma máquina: os órgãos são o hardware e o cérebro é o software. Cada pessoa possui um software único, que é resultado das suas experiências de vida e suas percepções do mundo. Assim como as máquinas, a psique também possui seu banco de dados, que é representado pelo inconsciente e tem a função de armazenar todo o conteúdo, experiências, interpretações e sentimentos.

O consciente é a forma como esses conteúdos se manifestam e se expressam. A interação entre consciente e inconsciente forma a personalidade das pessoas. Segundo o psicólogo Carl Jung, cada pessoa nasce como um todo, trazendo sua essência, que é desenvolvida ao decorrer de sua vida.

Níveis da psique

Para Jung, a psique é composta por três níveis: consciente, inconsciente pessoal e inconsciente coletivo.

Consciente

É o sistema do aparelho psíquico que mantém contato com o mundo interior (processos psíquicos, internos) e exterior (meio ambiente e social) do sujeito. Na consciência, destacam-se os fenômenos de percepção intrínseca e extrínseca, senso de identidade, atenção, raciocínio e memória, entre outras funções cognitivas e emocionais. As pessoas são conscientes apenas de uma pequena parte de sua vida psíquica.

Inconsciente pessoal

Refere-se à camada mais superficial do inconsciente. Nele permanecem os conteúdos inconscientes da vida do indivíduo, sendo representados pelos sentimentos e ideias reprimidas, que geralmente não podem ser recuperadas de forma consciente. Memórias de dor, raiva, tristeza e de desejos proibidos podem ser reprimidos no inconsciente pessoal de um indivíduo.

Inconsciente coletivo

Pode ser entendido como uma herança a todos os seres humanos. É um conjunto de sentimentos, pensamentos e lembranças compartilhadas por toda a humanidade, que inclui experiências humanas universais como amor, ódio, medo, perigo e dor. O inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, e é herdado.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter