Empatia: como praticar a Comunicação Não-Violenta

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© Depositphotos.com / creatista Uma comunicação integral e satisfatória só pode ser feita a partir da empatia

A comunicação Não-Violenta foi desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg. Essa linha de pesquisa, que também é considerada como um estilo de vida, propõe uma nova maneira de se comunicar e o foco está em diálogos baseados na empatia.

Você já parou para pensar sobre a maneira como você se comunica?

Será que existe algum tipo de violência na forma como você se relaciona, seja no trabalho, com a sua família ou com seus amigos? Sua primeira reação pode ser: nossa, que horror! Eu não sou uma pessoa violenta. Que termo pesado. Eu não costumo sair gritando e esbravejando com meus colaboradores, filhos ou amigos.

Ok, mas vamos fazer uma reflexão: as pessoas costumam associar o termo violência com agressão física. Porém, a violência passiva pode ser muito mais perigosa para diversos tipos de relacionamentos. Muitas vezes, agimos sem perceber como nossas palavras, ações e até a nossa maneira de pensar podem gerar consequências negativas e tornar nossas relações tensas, superficiais ou sem nenhum propósito.

Durante toda nossa formação escolar e acadêmica, não recebemos uma preparação específica para aprender a se comunicar de maneira empática e criar relacionamentos saudáveis. Temos diante de nós diversos recursos e conexões cada vez mais ágeis. Porém, quanto mais a tecnologia avança, menor parece ser a nossa capacidade de empatia pelo próximo.

Os pilares da Comunicação Não-Violenta

Muitos dos nossos problemas de relacionamentos interpessoais – sejam no ambiente corporativo, social ou familiar-, poderiam ser resolvidos se desenvolvessemos a habilidade para nos comunicar de forma mais compassiva.

Para Marshall, uma comunicação integral e satisfatória só pode ser feita a partir da empatia. Porém, agir com empatia é um grande desafio para qualquer ser humano. Isso ocorre porque o nosso próprio condicionamento é mecânico (pergunta/resposta), ou seja, perguntamos e respondemos e não gastamos muita energia para fazer uma avaliação mais profunda sobre o assunto.

Os quatro pilares da Comunicação Não-Violenta são:

  • Observação
  • Sentimento
  • Necessidade
  • Pedido

Observação

A Primeira fase da comunicação não violenta é a observação. Isso significa que é necessário observar o outro sem julgamentos e preconceitos. Um exemplo: quando recebemos uma crítica, costumamos levar para o lado pessoal – ou nos vitimizamos ou nos defendemos. Nos preceitos da Comunicação Não- Violenta, o que devemos fazer é colocar nossa atenção no que está sendo dito de fato.

Sentimento

Neste pilar, após a observação, é preciso avaliar qual a emoção que aquela conversa desencadeou: tristeza, felicidade, medo ou raiva ou qualquer variação dessas emoções como timidez, ansiedade, orgulho e confiança. Esse tópico é extremamente importante para os elementos seguintes.

Necessidade

O que, de fato, o pessoa em questão está tentando dizer? Pode parecer uma questão simples, mas não é. É preciso entender qual a necessidade do indivíduo e que tipo de sentimentos ele está colocando através das suas palavras. É aí que está a chave: além de entender suas próprias emoções, é preciso entender as emoções do outro.

Pedido

Um bebê, que ainda não sabe falar, chora para comunicar que está com fome, com dor ou se sentindo sozinho. Desde sempre nos comunicamos porque queremos ou precisamos de algo. Quando sabemos nos expressar com objetividade e clareza conseguimos dizer realmente o que queremos com mais facilidade. O principal objetivo deste pilar da Comunicação Não- Violenta é a clareza. Quando sabemos exatamente o que queremos, fica muito mais fácil dizer isso ao outro.

A Comunicação Não-Violenta e a Inteligência Emocional

A empatia é, sem a menor dúvida, uma habilidade fundamental para uma boa convivência familiar, profissional e social. Ter empatia é ter uma grande aliada para relacionamentos mais saudáveis e para atingir o sucesso em diferentes esferas da vida. Quer desenvolver sua capacidade de empatia e melhorar sua comunicação com as pessoas com quem você se relaciona? Conheça o Método LOTUS, uma imersão de 3 dias que irá mudar sua vida!

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