Depressão tem cura? Não tá tudo bem, mas vai ficar.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Depressão tem cura? Não tá tudo bem, mas vai ficar.
[Autoria: Design Sbie] Depressão tem cura? Não tá tudo bem, mas vai ficar.

Você sabia que acontecimentos positivos — como uma promoção no trabalho, o início na faculdade ou até mesmo o nascimento de um filho — podem desencadear uma depressão?

Isso acontece porque algumas pessoas não têm habilidade para lidar com os acontecimentos e mudanças da vida, e são prejudicadas até mesmo quando conseguem alcançar objetivos e realizar sonhos.

Imagine, então, quando acontece alguma adversidade, como uma demissão ou a morte de uma pessoa querida.

O Fantástico estreou no domingo,  dia 4 de Agosto de 2019, o primeiro episódio da série “Não tá tudo bem, mas vai ficar”. Nessa série, o médico Drauzio Varella fala sobre causas e sintomas da depressão — esse assunto é de extrema importância e já atinge diversas pessoas no mundo.

Durante o episódio a cantora Paula Fernandes e o rapper Baco Exu do Blues, compartilharam fazer parte desse grupo de pessoas que passam por isso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 7% da população mundial — cerca de 400 milhões de pessoas — sofrem de depressão.

Até 2030, a expectativa é de que a doença afete mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, inclusive doenças cardiovasculares e câncer.

Muito mais do que uma tristeza passageira, a depressão é caracterizada por uma tristeza persistente e que não tem fim.

O principal sintoma da doença é a negatividade: uma visão negativa sobre si mesmo, em relação às pessoas e ao futuro. O depressivo só consegue lembrar das coisas negativas, e não acredita que coisas boas possam acontecer.


Quais são as causas da depressão?

A interação entre fatores genéticos, ambientais e psicológicos podem levar ao desenvolvimento dessa doença silenciosa. Porém, são os fatores psicológicos e emocionais que funcionam como um gatilho para o transtorno vir à tona.

Hoje, considerando toda a evolução científica deste campo emocional, podemos afirmar que a depressão é uma espécie de “programa emocional” que foi desenvolvido e gravado durante as fases mais importantes da vida de todo ser humano: a gestação e a primeira infância.

As experiências e traumas vividos nessas fases são seguidos de dores e tristezas que podem ser carregados para o resto da vida, especialmente se a pessoa não der um novo significado a esses fatos.


Principais sintomas da depressão

  • Sensação de vazio e melancolia;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Perda de prazer nas atividades que, anteriormente, eram prazerosas;
  • Choros sem motivo;
  • Perda de motivação;
  • Insônia ou excesso de sono;
  • Alteração no apetite, levando a perda ou ganho de peso.


A depressão tem cura

A depressão é uma doença de origem emocional, psicológica e ambiental, que vai muito além de fatores genéticos e alterações químicas cerebrais.

Por meio da utilização de medicamentos, a ciência permite o controle das partes química e genética, mas também é necessário cuidar dos fatores emocionais que levaram à doença para que os medicamentos não sirvam apenas como “camuflagem” para uma ferida que precisa ser curada.

A depressão tem cura somente quando tratada em todos os aspectos – neurológicos e psicológicos. Uma pessoa que sofreu maus tratos na infância e mais tarde desenvolveu depressão, por exemplo, não irá se curar apenas com medicamentos.

Ela precisa cuidar também das dores que fazem parte da sua história. Quando damos um novo significado para essas memórias, “limpamos” o conteúdo doloroso que desencadeou a depressão.

Atribuir novos significados para memórias que foram registradas em nosso inconsciente ainda durante a infância é um dos grandes passos para evitar sofrer influência dessas memórias ocultas.

Aprender a superar conflitos, conviver com mudanças, relacionar-se de forma harmoniosa com as pessoas e dominar as emoções são outros pequenos passos que devem ser aprendidos e praticados, evitando que as mudanças naturais da vida nos impeçam de alcançar aquilo que realmente viemos buscar: a felicidade.


A cura da depressão pela Inteligência Emocional

O primeiro e mais importante passo para a cura da depressão é buscar ajuda profissional. Quanto mais cedo ocorrer essa ajuda, menos grave se torna a doença.

Esse processo de consciência que a cura emocional das doenças proporcionam pode ser aprendido e praticado com o desenvolvimento da Inteligência Emocional — que é a somatória das habilidades que permitem a administração das adversidades da vida, aceitação e percepção das emoções, de modo a obter melhores resultados e relacionamentos.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter