Conheça os dois principais tipos de estado emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / HS-Photos O estado emocional de uma pessoa é o resultado das respostas que ela tem aos acontecimentos e emoções.

Em seu livro E-moções — A Inteligência Emocional na Prática, Rodrigo Fonseca (fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional — SBie) explica que a palavra emoção vem do latim emovere: o “e” significa energia, enquanto “movere” significa movimento. Ou seja, toda emoção existe para movimentar a vida e mudar o que está em desequilíbrio.

As emoções são um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, que surgem a partir das rotas neurais e hormonais gerada quando o cérebro recebe um estímulo externo. A principal função das emoções é gerar respostas e comportamentos que garantam a sobrevivência do indivíduo diante de um estímulo externo, seja para proteger ou impulsiona-lo a realizar algo.

Emoções e estado emocional

O estado emocional é o resultado deste conjunto de respostas que despertam as emoções, ou seja: é o que cada emoção gera no ser humano. As emoções básicas e primárias – como medo, raiva, tristeza e alegria — começam a ser desenvolvidas na vida intrauterina, quando todas as emoções e sentimentos dos pais são transferidos para o bebê.

A partir do nascimento, cada pessoa desenvolve suas próprias formas de interagir com as emoções, de acordo com suas experiências de vida. Cada indivíduo responde de uma forma aos estímulos emocionais e, enquanto a raiva pode provocar ressentimento em uma pessoa, outra pode responder por meio de ira e agressividade. Isso significa que cada pessoa desenvolve um estado emocional diferente.

Tipos de estado emocional

Uma única emoção pode gerar diversos tipos reação, que podem ser positivas ou negativas. O cérebro tem uma estrutura chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções e sentimentos. Quando recebe um estímulo, o sistema límbico envia mensagens para o cérebro, que produz repostas e cria um estado emocional.

Os dois principais tipos de estado emocional são:

  • Estado emocional positivo: emoções e sentimentos positivos (como alegria, gratidão e amor) trazem respostas que impulsionam e motivam o indivíduo, gerando em uma grande quantidade de dopamina, serotonina e endorfina;
  • Estado emocional negativo: emoções e sentimentos negativos (como medo, raiva, tristeza e culpa) trazem respostas que paralisam e instigam a fuga ou o ataque, resultando na produção de adrenalina.

Quanto mais frequente for a realização de um estímulo, mais habituado o organismo se tornará a determinada substâncias, deixando o organismo “viciado” em determinada emoção.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Todas as pessoas têm a possibilidade de melhorar e desenvolver suas emoções, conhecendo, percebendo e administrando melhor os estímulos que chegam em seu cérebro. A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada por meio da construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Se você quer desenvolver sua capacidade de lidar melhor com as emoções e seus sentimentos, conheça o Método LOTUS. São três dias dedicados ao desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, das habilidades interpessoais e do autoconhecimento com quem realmente entende do assunto.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter