Como ter pensamentos positivos mesmo quando tudo parece que vai dar errado?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / 3dconceptsman Para manter os pensamentos positivos, é muito importante controlar a ansiedade de modo a não sofrer por antecipação.

Todas as pessoas enfrentam uma série de dificuldades diárias — seja nas demandas profissionais, problemas com os filhos, crises financeiras ou por estar passando uma fase difícil no casamento. Manter o pensamento positivo para enfrentar essas adversidades não é uma tarefa fácil, mas é importante saber controlar a ansiedade para não sofrer por antecipação.

O medo de que alguma coisa possa dar errado e sair do controle é uma reação biológica natural e instintiva dos seres humanos e, até certo ponto, é importante para que os indivíduos se preparem e planejem antecipadamente suas ações. Porém, quando excessiva, a preocupação com o futuro pode esconder uma grande dificuldade para lidar com erros e imprevistos. Isso ocorre pelo medo de ser julgado e de sofrer com críticas, situações que podem trazer a sensação de desprezo, abandono e incapacidade.

Como manter o pensamento positivo com a Inteligência Emocional

Para assumir as rédeas da própria vida e tomar decisões assertivas mesmo quando as coisas não vão bem, é necessário parar por um instante e entrar em contato com a sua essência e história de vida. Os pensamentos negativos geram medo, uma reação que pode paralisar uma pessoa ou fazer com que ela mude de rota. A ação que será tomada depende justamente da maneira como essa emoção será canalizada pelo indivíduo.

Confira algumas dicas de para superar os obstáculos e se livrar de padrões prejudiciais em sua vida com ajuda da Inteligência Emocional:

Olhe para suas emoções

Negar as reações emocionais é uma tendência do ser humano, mesmo que de maneira inconsciente. Porém, é essencial reconhecer suas emoções quando elas surgirem e entender as razões que fizeram determinado sentimento se instalar. Só assim será possível acolher essas emoções e superá-las.

Mantenha o controle

A impulsividade é uma grande vilã quando se trata de momentos mais complicados. Por isso, quando perceber que está sendo dominado por uma emoção negativa (raiva, medo, preocupação e tristeza), tente respirar com calma, ponderar sobre os aspectos mais práticos da questão e voltar a seu estado de equilíbrio antes de tomar qualquer decisão.

Assuma sua responsabilidade

É importante refletir sobre os motivos que fizeram determinada situação se tornar difícil e identificar quais pontos são de sua responsabilidade. Perceba que você é responsável por tudo o que acontece na sua vida e, mesmo de maneira inconsciente, permite que determinados padrões sempre se repitam. Se algo está errado, não perca tempo e energia sentindo medo, reclamando e alimentando pensamentos negativos: mexa-se para corrigir a rota da sua vida e mude sua frequência de pensamento.

Seja flexível

Muitas vezes, os indivíduos alimentam crenças limitantes que são prejudiciais para sua vida e suas relações. Esteja aberto para novas formas de pensar e encarar a vida.

Não fique se punindo

Aprenda a se perdoar! Ficar se punindo por conta das falhas do passado só alimenta o padrão da culpa, aumentando as chances de que você cometa os mesmos erros e fortaleça os pensamentos negativos.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter