Como superar a insegurança para se encontrar no amor

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / piotr_marcinski A insegurança é uma das maiores vilãs dos relacionamentos, e pode fazer com que a pessoa tenha medo de se relacionar ou sinta ciúmes excessivo.

Você sabia que a insegurança é uma das grandes armadilhas dos relacionamentos? Este é um sentimento que sempre vem acompanhado pelo complexo de inferioridade e pela crença do não merecimento, em que a pessoa não se sente boa o suficiente e não se sente merecedora do amor.

Mecanismo da insegurança nas relações

Em um relacionamento, a insegurança geralmente se manifesta por meio de ciúmes, acusações sem fundamento e reclamações relacionadas à falta de carinho ou infidelidade. Pessoas inseguras tendem a colocar toda responsabilidade em seus parceiros e, por mais que ouçam diversas declarações de amor, continuam com dúvidas.

A insegurança também pode fazer com que a pessoa desenvolva medo de se relacionar e se machucar. Como consequência, este indivíduo acaba bloqueando seus sentimentos e impedindo a si mesmo de encontrar o amor. De maneira inconsciente, o inseguro não permite que as coisas aconteçam porque não acredita que o amor pode dar certo.

Como superar a insegurança

O sentimento de insegurança é resultado de medos que todo ser humano carrega: o medo de ser rejeitado, abandonado ou de perder alguém importante. Uma pessoa insegura vive como se estivesse sempre ameaçada, vivendo na expectativa de que os outros a abandonem.

Se você é muito inseguro e sente que isso prejudica seus relacionamentos, vale a pena conferir as dicas a seguir:

Responsabilidade

Você só é capaz de superar ou mudar as coisas que dependem de você. Por isso, o primeiro passo é assumir sua responsabilidade sobre a insegurança que você sente.

Consciência

Conhecer sua história de vida, ressignificar as experiências negativas e compreender a origem dos medos são atitudes essenciais para superá-los.

Valorização

Para superar a insegurança, você precisa ter consciência do seu valor, do seu papel e das suas qualidades. Portanto, pare de olhar apenas para o que está errado e comece a valorizar suas qualidades.

Individualidade

Faça todas as coisas que te deixam feliz. Goste de estar em sua própria companhia, sinta que você é suficiente para sua felicidade e entenda que as outras pessoas apenas complementam sua vida.

Autoconhecimento

Processos terapêuticos e treinamentos de Inteligência Emocional são ferramentas que trabalham a insegurança de maneira profunda. Isso é feito por meio da promoção do autoconhecimento, que é o principal combustível para você se libertar dos processos inconscientes.

Posts Relacionados

Introdução As brigas são uma parte normal de qualquer relacionamento,

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter