Como se comportar com o fim de um relacionamento de amizade com o chefe

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

funcionário e chefe conversando
Se o relacionamento de amizade com o chefe chegou ao fim, é necessário manter uma postura profissional e adulta na empresa.

O ambiente de trabalho é o local onde as pessoas passam a maior parte do tempo e, por isso, é natural que sejam estabelecidas relações de amizade entre os integrantes de uma equipe — envolvendo, inclusive, funcionários e chefes. É possível manter essa relação de amizade, desde que o chefe e o empregado consigam separar os assuntos profissionais dos pessoais.

É importante deixar claro os limites da amizade: por mais que exista intimidade, a postura profissional sempre deve prevalecer no ambiente de trabalho. Quando esses limites são definidos e respeitados, a relação de amizade pode ser muita positiva para a empresa, uma vez que a integração da equipe cria um clima de trabalho positivo, harmonioso e produtivo.

Pode acontecer, porém, que esta relação de amizade chegue ao fim. E administrar esta situação pode ser uma tarefa muito delicada e complicada.

Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a superar o fim de um relacionamento de amizade com o chefe:

Como lidar com o fim de um relacionamento de amizade no trabalho

Cuide das emoções

Rompimentos sempre mexem com as emoções. Talvez um de vocês esteja com o emocional abalado, se sentindo com raiva ou com medo do que possa acontecer. É importante ter Inteligência Emocional para administrar as emoções que surgirem em você, sempre respeitando os sentimentos do outro.

Se estiver com raiva, respire fundo e deixe o nervosismo passar antes de tomar qualquer atitude. Se sentir tristeza, não finja que é a pessoa mais feliz do mundo, mas procure sentir essa tristeza fora do ambiente de trabalho, focando em suas atividades dentro da empresa.

É possível, ainda, que você sinta medo de ser mandado embora ou que seja prejudicado por conta do rompimento da amizade — já que seu chefe é seu superior e, muitas vezes, tem poder de decisão sobre seu trabalho. Nesse caso, é preciso ter uma conversa franca e totalmente profissional com seu chefe, separando a relação pessoal da profissional.

Seja profissional e educado

A relação pessoal acabou, mas a profissional deve continuar existindo. Portanto, tenha o cuidado de não ficar alfinetando ou provocando seu chefe, e jamais se coloque como vítima. Mantenha a postura profissional, como age com qualquer pessoa do trabalho que não tem amizade, deixando as mágoas e diferenças de lado.

Tenha em mente que um simples “bom dia” não irá mudar nada no desenrolar dessa história, mesmo se existir mágoa ou raiva. Seja sempre educado e mantenha um clima harmonioso.

Mantenha a privacidade

Evite falar sobre o assunto com as outras pessoas do trabalho, eliminando fofocas. Não se aproxime de pessoas que eram distantes só para obter informações, saiba separar as coisas e tenha uma postura neutra.

Evite frequentar os mesmos lugares

É claro que algumas situações são inevitáveis, especialmente reuniões e compromissos profissionais, mas tente evitar os mesmos lugares e horários nos intervalos, almoço e cafés. Não há necessidade de ficar encontrando a pessoa toda hora, gerando constrangimento e criando sentimentos negativos.

Não misture as coisas

Se, por alguma razão, vocês tiverem algo para conversar sobre a relação, marquem um dia e horário fora do ambiente de trabalho. Não misture as coisas: uma conversa no meio do dia pode acabar com o seu foco e suas atividades ficam comprometidas.

Imagem: iStock.com / photography33

Posts Relacionados

Introdução As brigas são uma parte normal de qualquer relacionamento,

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter