Como posso ser uma boa mãe se não sou uma boa filha?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / OlgaZakrevskaya O vínculo entre mãe e filha deve ser baseado em respeito mútuo, carinho e comunicação clara.

O relacionamento entre mãe e filha é de importância crucial para a vida de ambas. Isso porque a menina cria uma identificação com sua mãe ao longo da vida e, a partir daí, vai construindo sua própria identidade como mulher. As mães, por sua vez, tendem a projetar seus desejos e realizações nas filhas, um comportamento que pode causar conflitos em determinados momentos da relação.

Em geral, este vínculo familiar é marcado pela segurança e pelo respeito mútuo, mas existem casos em que a relação pode apresentar algumas dificuldades. O desenvolvimento da Inteligência Emocional é fundamental para superar as turbulências e problemas de comunicação e aceitação entre mãe e filha, de modo que seja possível construir um relacionamento saudável e amoroso.

O que fazer quando a filha se torna mãe

A gestação é um momento muito especial na vida de uma mulher sendo um período marcado por muitas expectativas e transformações físicas, o que exige uma profunda mudança na rotina. Tornar-se mãe também pode trazer alguns desconfortos e determinados questionamentos sobre a relação com a própria mãe e sobre como educar a criança que está para chegar.

Neste momento, é importante fazer um esforço para que haja uma reconciliação amorosa entre mãe e filha, de modo a resolver as questões pendentes e evitar que essa bagagem emocional seja transferida para o bebê que está sendo gerado. Isso porque, enquanto está na barriga da mãe, ele sente as mesmas emoções que ela — o que inclui medo, tristeza e raiva.

Dicas para construir uma boa relação com sua mãe

Perdoe e encerre um ciclo

Converse com sua mãe sobre os momentos difíceis que a família passou durante sua infância e no período gestacional. Aproveite o momento para pedir perdão e perdoar, encerrando um ciclo que tem acompanhado sua vida e talvez você não tenha se dado conta até agora. Libertar-se das mágoas e ressentimentos é o primeiro passo para criar uma relação saudável entre mãe e filha.

Aceite as diferenças

Entenda que os erros cometidos por sua mãe não tiveram a intenção de causar mágoas ou te prejudicar de alguma forma. Aceite as diferenças e aprenda a conviver com elas.

Não se cobre tanto

Seja qual for o motivo da dificuldade que você tem para se relacionar com a sua mãe, entenda que todos vocês são seres humanos e, como tal, cometem erros e falhas. Faça o possível para aprimorar a relação entre vocês e não focar apenas nas dificuldades e problemas.

Invista na comunicação

Grande parte dos conflitos são causados pelas dificuldades de se comunicar. Tenham em mente que conversar é a melhor maneira de superar os problemas e, sempre que possível, tente não fazer críticas destrutivas e trabalhe para que a relação seja mais leve.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter