Como evitar ter pensamentos ruins na gravidez

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

barriga de grávida e flor
A gestação é um período de muitas mudanças e expectativas, favorecendo o surgimento de pensamentos ruins

A gestação é um período marcado por intensas transformações físicas, mentais e emocionais para a mulher — que acaba entrando em uma verdadeira gangorra emocional. Os hormônios ficam à flor da pele, o corpo se modifica, a ansiedade se faz presente e os pensamentos ruins chegam sem avisar.

Quando está no útero materno, o bebê sente todas as emoções da mãe. Isso significa que, se ela sente muito medo ou tristeza, essas emoções são transferidas para a criança. Todos os pensamentos ruins que a grávida alimenta durante este delicado período também podem chegar ao bebê, que desenvolve padrões negativos capazes de afetar o restante de sua vida.

De onde vem os pensamentos ruins?

A gravidez está repleta de situações e emoções novas, especialmente com a aproximação do momento do parto. O medo do desconhecido é responsável por causar a maior parte dos pensamentos negativos que naturalmente surgem neste período.

São muitos os medos que podem afetar a mulher neste momento: medo de não dar conta de tamanha responsabilidade, preocupação com o próprio corpo e com a saúde do bebê, medo de desestabilizar a relação com o marido, medo da nova rotina e até medo do parto.

Todos esses temores — associados ao cansaço físico, à dificuldade de dormir, às alterações hormonais e aos diversos preparativos que precisam ser resolvidos — são suficientes para deixar a gestante exausta e irritada. É justamente aí que surgem os pensamentos ruins.

Dicas para evitar pensamentos ruins na gravidez

Medite

Abuse de técnicas de relaxamento para diminuir a ansiedade. A meditação, por exemplo, é uma atividade que ajuda a acalmar a mente, diminuir os níveis de ansiedade e evitar o surgimento de pensamentos ruins. Além disso, esta é uma prática que traz autoconhecimento, plenitude e autoconfiança.

Cuide de você

Cuide de sua alimentação e do seu corpo. Assim você tem certeza de que a saúde (sua e do bebê) e o peso estão sob controle, permitindo que você se sinta mais tranquila e relaxada. Faça exercícios de baixo impacto — como yoga, pilates, hidroginástica e caminhada — e frequente grupos de gestantes para trocar experiências e dicas.

Expresse seus medos

Converse sobre seus medos e inseguranças. Fale com outras mães e pergunte sobre suas experiências durante a gravidez e como elas superaram cada dificuldade. Coloque todos os seus medos para fora, trazendo não apenas alívio, mas amparo e até sugestões que podem ser úteis para você.

Crie uma relação positiva com o bebê

Ainda durante a gestação, converse bastante com o bebê. Conte sobre seu dia, fale o que está fazendo e diga que todos os seus sentimentos são seus. Comece a criar uma relação positiva e que transmita coragem e confiança para ambos. Quanto mais próxima você estiver do seu bebê, mais segura você se sentirá.

Imagem: © Depositphotos.com / Yaruta

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter