Como esquecer coisas ruins que aconteceram na adolescência e seguir em frente

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / sabphoto O segredo para superar as dores da adolescência é encarar o passado e aprender com as experiências negativas.

O cérebro humano sabe como esquecer coisas ruins para se proteger, reprimindo ou distorcendo a experiência negativa. Embora esse mecanismo de defesa pareça positivo, o esquecimento mostra apenas como os indivíduos são frágeis e incapazes de lidar com a dor. Ninguém deve viver com dor, mas fingir que ela não existe é uma maneira errada de lidar com ela.

A adolescência é uma fase vulnerável, em que os jovens lutam para se sentirem amados e aceitos nos grupos em que interagem, muitas vezes passando por cima de seus valores e se machucando profundamente.

Como esquecer as coisas ruins que aconteceram nesse período e seguir em frente, sem reprimir as dores como forma de fuga? O segredo é encarar o passado e aprender com ele, sem se tornar refém das dores do passado. Confira algumas dicas de como fazer isso a seguir:

Como esquecer as coisas ruins e seguir em frente?

Desfrute o presente

Uma das formas de evitar que as experiências ruins dominem sua vida é vivendo intensamente o presente. Reconheça e desfrute de tudo o que a vida lhe proporciona, encontre prazer nas suas atividades, nas pessoas que você ama e nos momentos de diversão. Quanto mais você vive o presente, mais se afasta do passado.

Aprenda e desenvolva sua maturidade

Encontre o aprendizado por trás das suas dores. Para isso, você precisa ter maturidade emocional para aceitar que a vida não é feita apenas de bons momentos, que as pessoas não são perfeitas e que nem sempre as coisas serão como você deseja. É preciso coragem para enxergar o lado escuro da vida, mas com a consciência de que todo acontecimento tem uma lição importante.

Escolha o que fazer com a experiência negativa

Escolha se sentir forte e orgulhoso por ter superado tantos momentos ruins, em vez de se fazer de vítima por ter passado por tudo isso. Quem escolhe o sentido de cada experiência é você.

Aceite o que você não pode mudar

Não fique remoendo situações que não foram causadas por você — como a morte de alguém querido, o abandono paterno ou materno, um acidente ou a ocorrência de uma doença. Não lute contra coisas que estão fora do seu controle e que não dependem de você.

Cuide de suas emoções

Não importa como ou quando as coisas ruins aconteceram: por mais que você tente esquece-las, seu subconsciente sempre armazenará essas experiências. Por isso, aceite que é impossível voltar no tempo e mudar o que já aconteceu, mas entenda que você pode dar novos significados e interpretações a esses fatos, impedindo que eles prejudiquem sua vida e te afastem da felicidade. Desenvolva sua Inteligência Emocional e saiba lidar com os sentimentos associados às experiências negativos e, assim, seguir em frente.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter