Como as amizades podem acabar com um relacionamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / william87 Para impedir que os seus amigos atrapalhem o seu relacionamento, é imprescindível sempre estabelecer limites.

Ter amigos é fundamental para todo ser humano: afinal, somos seres sociais e as relações criadas ao longo da vida são fundamentais para o desenvolvimento de ligações emocionais que proporcionam sensação de pertencimento. Porém, quando o indivíduo está em um relacionamento amoroso, é necessário que exista um espaço delimitado entre os amigos e o parceiro.

É muito comum que haja ciúme provocado por algumas amizades e, por esse motivo, algumas pessoas decidem se afastar dos amigos quando embarcam em um relacionamento. Porém, será que essa é uma atitude saudável? Será que algumas amizades realmente têm o poder de destruir um relacionamento amoroso? A resposta para esta pergunta é sim e não: tudo depende da maneira como o casal decide lidar com a situação.

Como impedir que os amigos atrapalhem o relacionamento?

Estabeleça limites

O primeiro passo para evitar que os amigos criem qualquer tipo de desgaste na sua relação é estabelecer alguns limites para que as amizades não invadam a vida do casal e, assim, exista uma harmonia entre sua rotina com o parceiro (a) e com os amigos.

Faça uma avaliação das suas amizades

Os seres humanos estão sempre em constante processo de mudança. As pessoas vão ficando mais velhas, mudam seus hábitos e, eventualmente, algumas amizades deixam de fazer sentindo no atual momento de vida. É preciso saber entender e aceitar essas mudanças naturais, se adaptando às novas maneiras de viver. Avalie o que você deseja priorizar nesse momento da sua vida e saiba que, às vezes, algumas escolhas exigem renunciais.

Cuidado com amigos sabotadores

Engana-se quem acredita que só os parceiros sentem ciúmes! Alguns amigos podem desenvolver insegurança e sentir ciúmes do seu relacionamento, passando a agir como sabotadores do relacionamento. Muitas vezes, trata-se de um comportamento inconsciente, em que a pessoa vê o parceiro do amigo como um rival responsável por impedir que os hábitos antigos permaneçam. Caso você identifique esse padrão, é importante ter uma conversa com seu amigo para fazer com que ele entenda que você está em uma nova etapa de vida, mas que o carinho e a consideração entre vocês não vão mudar.

Não se afaste completamente

É claro que adaptações são necessárias e que não é possível manter os mesmos hábitos de uma pessoa solteira quando se está em um relacionamento. Porém, é preciso saber dosar suas relações e não se afastar completamente das pessoas que você gosta apenas porque seu parceiro deseja. É fundamental que o casal converse e crie algumas regrinhas, como estabelecer um dia da semana para que ambos curtam seus amigos.

Seja tolerante

Em todos os relacionamentos — seja com o parceiro, familiares ou amigos — é importante saber ceder. Sem tolerância, nenhuma relação consegue se sustentar e prosperar. Quando se inicia um relacionamento amoroso, é preciso conciliar diversas coisas: horários, rotina, preferências e interesses, e os amigos também fazem parte desse pacote. Lembre-se que o relacionamento é uma via de mão dupla, e cabe ao casal conversar para encontrar um equilíbrio saudável e alcançar a maturidade emocional no relacionamento.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter