Como aprender a dizer não em 6 passos

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos / vladwel Quando precisar dizer não para alguém procure sempre ser honesto e evitar falar de maneira ríspida

Como aprender a dizer não?  Dizer não faz parte do amadurecimento de todo ser humano e demonstra amadurecimento emocional. Caso você seja uma pessoa que tem muita dificuldade em dizer não, é importante entender quais fatores que causam esse tipo de comportamento que atrapalhar sua vida pessoal e profissional.

“Dizer não” é algo muito desconfortável para boa parte das pessoas e, por esse motivo, é comum que as pessoas prefiram dizer sim para evitar situações desagradáveis. Prestatividade é algo extremamente positivo mas é preciso ter limite e entender que é importante dizer não e ter em mente que saber recusar determinada tarefa, demanda ou situação também é uma grande virtude.

Esse tipo de comportamento é muito comum em pessoas que não desenvolveram suas competências emocionais e precisam agradar o tempo todo.

Confira as 6 estratégias para aprender a dizer não

Estabeleça prioridades

Ter objetivos comuns, trabalhar pensando coletivamente e pensar nas outras pessoas é importante. Porém, é muito importante priorizar suas próprias demandas e não se sacrificar por tarefas que, na realidade, não são suas. Aprenda a não comprometer a sua agenda por conta de demandas de terceiros.

Seja honesto e educado

Quando precisar dizer não para alguém, procure sempre ser honesto e evitar falar de maneira ríspida e grosseira. Evite inventar desculpas e seja o mais transparente possível.

Barre a necessidade de agradar

Quando sentimos medo do que as outras pessoas vão pensar, acabamos nos aprisionando. É muito importante barrar esta tendência e perceber que não vale a pena ficar dependente dos pensamentos alheios.

Cuide de você

Você anda se tratando bem? Ou será que se preocupa tanto com as outras pessoas que acaba esquecendo de você? É importante que você pare por um momento e reflita sobre isso. Passe a se dar a devida importância e cuide melhor de si mesmo. Lembre-se: até para auxiliar as pessoas com quem você convive você precisa estar bem com você mesmo.

Não se sinta culpado

O sentimento de culpa é um grande sabotador. É muito importante barrar esse sentimento quando você precisar dizer não. Lembre-se: você tem todo direito em recusar algo que você não se sinta confortável em fazer e não tem a obrigação de dizer sim pra tudo.

Saber dizer sim também é importante

Saber dizer não é igualmente importante como dizer sim! É importante desenvolver um equilíbrio e ter critério para não acabar pendendo sempre para o mesmo lado. Não deixe de exercitar sua empatia, altruísmo e seu senso de colaboração.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Entender suas emoções e como elas impactam no seu comportamento é extremamente importante para aprender a dizer não e para reconhecer os momentos que é preciso ceder e dizer sim! Quer melhorar seus relacionamentos interpessoais? Conheça o Método LOTUS – um treinamento de imersão que irá trabalhar seus gatilhos emocionais e padrões limitantes de maneira profunda

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter