Como ajudar uma criança hiperativa com problemas na escola

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© Depositphotos.com / SergeyNivens A criança com TDAH costuma ter dificuldade na escola, pois as atividades geralmente exigem atenção e concentração.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado pela agitação, impulsividade e desatenção. Uma criança hiperativa, portanto, faz mil coisas ao mesmo tempo, é tagarela e tem dificuldade para ficar muito tempo concentrada e focada em uma única atividade. Pedir para uma criança hiperativa ficar calma, parada e concentrada é quase como pedir para que um míope enxergue sem óculos.

Os principais sintomas do TDAH são: desatenção, resistência à distração, dificuldade para sustentar a concentração em atividades mais exigentes, falta de percepção da passagem do tempo, agitação, hiperatividade e impulsividade. Essas características podem se manifestar de maneira isolada ou simultaneamente.

Algumas pessoas confundem a Hiperatividade com falta de concentração, comprometimento, indisciplina ou até mesmo preguiça. Mas, na verdade, trata-se de uma condição física causada pelo subdesenvolvimento e mau funcionamento de certas partes do cérebro, levando a uma falha de comunicação entre os neurônios e as várias partes do cérebro.

TDAH e a capacidade de aprender

O TDAH fica mais evidente quando a criança começa a frequentar a escola, pois ela apresenta dificuldade em acompanhar as aulas junto com a turma e concluir as tarefas propostas. A criança com TDAH tem muita dificuldade para atender às demandas do ambiente escolar, pois as atividades geralmente exigem atenção, produtividade e concentração.

Apesar de ter dificuldade, é possível que a criança hiperativa tenha um bom desempenho escolar, uma vez que ser desatento não significa ser incapaz de aprender. Cabe aos pais e educadores estarem sempre atentos para fazer com que as dificuldades da criança não interfiram em sua autoestima, senso de capacidade e autoconfiança.

Como ajudar crianças hiperativas nos estudos

  • Acredite na capacidade da criança, e sempre incentive, elogie e estimule seu empenho e desenvolvimento;
  • Não torne o problema uma “muleta” para a criança, vitimizando ou justificando seus erros. Em vez disso, foque na construção da autoconfiança e da capacidade de realização;
  • Mantenha horários fixos para refeições, banhos, descanso e estudo;
  • Não interrompa as atividades e estabeleça um período certo para cada tarefa, incluindo momentos de descanso entre uma atividade e outra;
  • Diminua distrações como televisão ou rádio, especialmente enquanto a criança está estudando ou fazendo outra tarefa. Além disso, tenha o cuidado de não interromper a criança para perguntar coisas que não estão relacionadas com o que ela está fazendo no momento;
  • Determine lugares específicos para que a criança guarde o material escolar, as roupas e os brinquedos;
  • Crie metas pequenas e alcançáveis, como completar um desenho ou ler um parágrafo de uma história;
  • Dê reforços positivos e celebre todos os acertos e bons comportamentos;
  • Afaste a criança de portas e janelas, de modo a evitar que ela se distraia com outros estímulos;
  • Ofereça fonte de luz adequada para que a criança enxergue bem;
  • Não fale de costas, mantendo sempre o contato visual;
  • Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;
  • Repita ordens e instruções, utilizando frases curtas e pedindo à criança para repeti-las, certificando-se de que ela entendeu;
  • Ofereça supervisão adicional, aproveitando intervalos entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões;
  • Permita que a criança se movimente, especialmente quando estiver agitada;
  • Nunca cause constrangimento ou menospreze a criança;
  • Fique atento à reação da criança em situações recreativas barulhentas. Se ela buscar isolamento, pode ser um sinal de que ela está com dificuldades;
  • Mantenha uma comunicação constante com o psicólogo ou orientador da escola. Ele é a melhor ligação entre a escola, os pais e o médico.

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