Como agir e manter um comportamento emocional no início de namoro

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

casal se olhando
Ser emocionalmente equilibrado possibilita a construção de um relacionamento saudável e duradouro.

Todo início de namoro traz medos, expectativas e diversas sensações novas que podem deixar o indivíduo sem saber como agir. Ao mesmo tempo em que esta pessoa deseja mostrar todo seu amor, há um certo medo de não ser correspondido e de não conhecer totalmente o universo do parceiro.

Nesta fase, manter um comportamento emocional equilibrado garante a construção de um relacionamento maduro e saudável. Se você quer saber como agir no inicio de namoro, veja nossas dicas de Inteligência Emocional.

Inteligência Emocional no início de namoro

Conheça seu parceiro

Seu passado é responsável por quem você é hoje. Por isso, compartilhe sua história de vida com o parceiro e se preocupe em conhecer detalhes sobre a infância e as experiências vividas por ele. Embarquem juntos na busca pelo autoconhecimento.

Se liberte da bagagem emocional

Não carregue a bagagem emocional de um relacionamento anterior para este novo relacionamento. É fundamental se livrar de todos os padrões e sentimentos relacionados ao ex.

Aceite as diferenças

Vocês viveram, cresceram e aprenderam as coisas de maneiras diferentes. Por isso, é natural que existam hábitos e crenças diferentes entre vocês. Compreenda isso e faça acordos com seu parceiro, minimizando os possíveis conflitos que as diferenças podem causar.

Seja realista

Aprenda a enxergar todas as dificuldades e momentos de crise como oportunidades para o amadurecimento da relação. Abandone a ideia de que relacionamentos são contos de fadas: momentos difíceis não significam falta de amor e estão presentes em todos os relacionamentos.

Mantenha sua vida pessoal

Não deixe que sua vida passe a girar em torno do seu parceiro e da relação. Sua família, seus amigos e as coisas que você gosta de fazer são tão importantes quanto o namoro, e não devem ser deixados de lado. Não seja dependente do seu parceiro: quanto melhor você souber se relacionar consigo mesmo, melhor se relacionará com o outro.

Assuma sua responsabilidade

Tudo o que acontece em uma relação tem responsabilidade compartilhada entre os envolvidos. Antes de falar que seu parceiro errou em alguma coisa, identifique sua responsabilidade e perceba em quais aspectos você também precisa melhorar. Fuja das acusações e foque nas soluções.

Reconheça

Saiba reconhecer o papel e a importância de cada um na relação, bem como as qualidades e defeitos. Abandone a necessidade de competir com seu parceiro, aprenda a lidar com as limitações e lembre-se que ninguém é perfeito.

Método LOTUS e a maturidade emocional

Equilibrar e direcionar o comportamento emocional não é uma habilidade ensinada nas escolas, faculdades ou qualquer outro local. Isso explica porque as relações estão cada vez desgastadas.

No Método LOTUS você descobre quais os comportamentos emocionais mais assertivos para se relacionar: são dois dias de imersão que proporcionam um mergulho interior capaz de transformar a forma de viver as suas emoções e a sua vida. Experimente!

Imagem: © Depositphotos.com / valuavitaly

Posts Relacionados

Introdução As brigas são uma parte normal de qualquer relacionamento,

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter