Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / ratch0013 Todo conflito, para ser administrado de maneira assertiva, precisa sempre procurar um meio termo.

Um cargo de liderança exige, entre outras competências, a capacidade para administrar os conflitos que certamente vão acontecer entre os processos e demandas da equipe.

O primeiro ponto que este post irá desmistificar é: a falta de conflito não é sempre positiva. Nunca entrar em conflito pode ser pouco natural. Diferente de uma briga, conflitos surgem por divergências de opiniões, já os desentendimentos surgem da falta de comunicação e da incapacidade em ponderar diferentes ideias.

Como mediar conflitos de maneira assertiva com Inteligência Emocional

Tenha empatia

Para lidar com os conflitos de maneira positiva, é preciso se colocar no lugar das pessoas envolvidas e tentar enxergar a questão de ângulos diferentes. Para ter uma visão mais neutra e ampla da situação, é preciso entender que os colaboradores são pessoas com seus próprios valores e histórias de vida e é completamente normal que os desentendimentos ocorram.

Sempre busque um acordo

Todo conflito, para ser administrado de maneira assertiva, precisa sempre procurar um meio termo. Para que isso ocorra, é importante que haja muito diálogo com o objetivo de entrar em um acordo. É preciso entender que um acordo nunca sairá da maneira como uma das partes gostaria. Um acordo implica em encontrar um posicionamento que atende todas as partes.

A Importância da Inteligência Emocional para administrar  conflitos

Um currículo recheado de projetos de sucesso e com uma formação acadêmica robusta não é o bastante para o atual cenário organizacional. É preciso investir e desenvolver suas competências emocionais para criar ferramentas que permitem desenvolver comportamentos mais saudáveis e assertivos no ambiente corporativo.

Ao desenvolver a capacidade de lidar com as próprias emoções, é possível se tornar mais empático e assim compreender melhor seus colaboradores. Outros benefícios são:

  • Ter uma visão mais otimista e positiva no ambiente corporativo
  • Ter mais motivação para arriscar
  • Conseguir manter a calma mesmo em momentos de tensão
  • Capacidade em reconhecer as competências específicas de cada colaborador
  • Diminuir a competitividade entre os colegas
  • Capacidade para lidar com críticas

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Como anda sua capacidade para gerenciar conflitos e fazer uma gestão adequada de pessoas? Quer ampliar suas competências profissionais e se tornar um líder mais funcional? Conheça o Método Lotus e alavanque os resultados da sua equipe.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter