Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / nielshariot A autocrítica é uma característica muito importante para a evolução profissional e pessoal do individuo.

Uma das principais funções dos pais durante a formação dos filhos é indicar os pontos que precisam ser melhorados e incentivar o desenvolvimento contínuo das crianças. Porém, quando os erros são mais destacados que os acertos, é possível que os filhos alcancem a vida adulta com seu potencial anulado e excesso de perfeccionismo e autocrítica.

A autocrítica é uma característica muito importante para a evolução profissional e pessoal dos indivíduos, mas quando olhar para os próprios acertos se torna muito difícil, ela pode representar um perigo para a autoestima e gerar insegurança em vários setores da vida. Estar em busca de aprimoramento e aperfeiçoamento é muito natural, mas é preciso tomar cuidado para que a autocrítica não se torne em defeito e o perfeccionismo seja exagerado.

Colocar a atenção apenas nos erros pode indicar que durante a infância o indivíduo foi criado por pais perfeccionistas, recebendo muitas críticas e sentindo falta de reconhecimento. Nesses casos, é importante ressignifcar essas experiências dos primeiros anos da vida, controlar o nível de exigência e não se cobrar demais. Isso porque a perfeição é impossível de ser alcançada, e quanto maior a cobrança mais o indivíduo acaba se frustrando.

Dicas para controlar a autocrítica

  • Sempre que fizer crítica a si mesmo, faça também um elogio. Enxergar e reconhecer seus acertos e habilidades é essencial para uma vida mais saudável;
  • Não se compare. Cada pessoa tem suas habilidades e pontos que precisam ser desenvolvidos;
  • Perdoe-se pelos seus erros;
  • Focar apenas nos pontos negativos faz com que eles fiquem maiores. Avalie e reflita se vale a pena se criticar por problemas menores;
  • Seja tolerante com seus erros, pois é errando que aprendemos e evoluímos. Todas as pessoas possuem falhas, e elas fazem parte da sua jornada;
  • Treine sempre sua autoadmiração ao lembrar de situações que te deixe com orgulho de si mesmo.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Conhecer sua história de vida, seus pontos fortes e fracos e a maneira como se relaciona é fundamental para ter uma visão clara de como você reage em cada situação que a vida apresenta. O autoconhecimento proporcionado pelo Método LOTUS é o caminho para se libertar dos processos inconscientes e usar suas emoções a seu favor. Realize um mergulho interior capaz de transformar a forma de viver suas emoções.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você está cansado de não conseguir manter metas de longo prazo, ou então ser considerado uma pessoa explosiva? Entenda como parar de agir por impulso!

Leia Mais ►

Você sente dificuldade em realizar trabalhos em equipe? Quer entender a origem desse problema, e como superá-lo? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter