© Depositphotos.com/inueng Ter controle emocional é fundamental para manter uma postura profissional positiva e adequada.

A Inteligência Emocional tem se tornado uma habilidade cada vez mais prestigiada nos processos de seleção: as empresas reconhecem a importância de reconhecer e lidar com as emoções no dia-a-dia profissional.

Segundo estudos realizados na Universidade de Harvard, somente 15% dos nossos resultados estão ligados a nível de desenvolvimento técnico, enquanto os outros 85% estão ligados a questões de habilidades e atitudes.

A plataforma D’hire realizou uma pesquisa e apontou que, dos 300 profissionais da área de Recursos Humanos que foram entrevistados, 54,4% consideram igualmente importante as características comportamentais e técnicas dos profissionais contratados.

Os resultados mostram que as habilidades comportamentais são cada vez mais relevantes para o sucesso profissional, e a Inteligência Emocional é considerada a principal competência para destacar colaboradores.

Por isso, apesar de muitas pessoas acreditarem que os fatores emocionais não interferem no mundo dos negócios, eles estão presentes a todo instante. Isso porque quem move os negócios são pessoas, e pessoas são movidas pelas suas emoções — sejam elas positivas ou negativas.

Saber reconhecer em si mesmo suas emoções e entender de que forma elas se comportam, tanto em nós, quanto nos outros, pode contribuir para que o profissional administre melhor as adversidades da vida, como lidar com imprevistos que acontecem no dia a dia de uma empresa.

Características de um profissional emocionalmente inteligente

Um profissional emocionalmente inteligente:

— Reconhece seus sentimentos e emoções, respeitando seus limites;

— Respeita e compreende as emoções e os limites das pessoas, enxergando todos como seres humanos;

— Tem uma visão positiva e otimista em relação ao que acontece;

— Cultiva a sua motivação interna, e não depende somente dos fatores externos para se manter motivado;

— Sabe quando e como expressar ou brecar as próprias emoções, agindo sempre com controle emocional;

— Sabe manter a calma em situações de pressão;

— Sabe ouvir feedbacks e usar as críticas de forma construtiva para melhorar seu desempenho;

— Sabe identificar os conflitos e pontos fracos;

— Sabe reconhecer seu papel dentro da empresa e não depende do reconhecimento externo;

— Não é extremamente competitivo, pois sabe reconhecer o papel e a importância de cada um;

— Enxerga os problemas como desafios e sabe encontrar as oportunidades de soluções por trás de cada um;

— Tem empatia, demonstra interesse pela opinião dos outros e leva em consideração os sentimentos alheios.

A importância da Inteligência Emocional

Ter controle emocional é fundamental para manter uma postura profissional positiva e adequada. Saber lidar com as emoções no ambiente profissional e com os diferentes tipos de personalidade é vital para uma carreira de sucesso.

A Inteligência Emocional também ajuda a desenvolver pontos como aumento da autoestima e da autoconfiança, melhora na comunicação, e, claro, alta performance. A competência emocional tem seu início na autoconsciência, e, portanto, pode ser trabalhada e desenvolvida a qualquer momento.

Ficou interessado e quer usar suas emoções como ferramenta de sucesso para melhorar seu desempenho pessoal e profissional? Então se torne agora um especialista emocional pela Formação em Inteligência Emocional da SBie e se destaque no mercado de trabalho!

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