7 atitudes das pessoas mentalmente fortes que você precisa conhecer

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

A inteligência emocional — que se refere à capacidade que as pessoas têm em perceber, controlar e avaliar as próprias emoções, usando esse autoconhecimento a seu favor — é um assunto que vem ganhando espaço não só dentro das empresas, mas na sociedade em geral. Há quem diga que essa especialidade de inteligência pode ser devidamente aprendida e trabalhada, enquanto outros defendem que é uma característica inata.

Pode ser que, na verdade, ela seja uma mistura dos dois, mas o certo é que, ao desenvolverem sua inteligência emocional, as pessoas conseguem tirar melhor proveito do que o mundo as oferece, sentindo-se mais completas em relação à própria vida. Você saberia identificar quem são essas pessoas e como se dá essa mudança de atitude em relação ao mundo?

Pois resolvemos selecionar aqui 7 atitudes das pessoas mentalmente fortes que você deve conhecer. Então confira já e aprenda um pouco mais sobre ou outros e até sobre si mesmo:

Estabilidade nos imprevistos

Os emocionalmente mais evoluídos não se deixam abalar pelos percalços que costumam aparecer em suas vidas — tanto no âmbito profissional como no pessoal. Eles simplesmente vencem os obstáculos e seguem em frente.

Compreensão do fracasso como parte da caminhada

É com os erros que se aprende e se fortalece, certo? Pois as pessoas com inteligência emocional desenvolvida não hesitam têm medo de fazer tentativas, já que o receio do erro não faz parte de seu catálogo mental. Assim, elas entendem perfeitamente que isso é só mais uma parte do processo.

Cultivo da empatia dos demais

Fazer com que os mais próximos o admirem não é uma tarefa tão complicada assim. Normalmente os grandes líderes, ao tentarem compreender os sentimentos e pensamentos alheios, começam conquistando quem está à sua volta. Assim fica um pouco menos difícil, não concorda?

Desejo por aprendizado e melhorias

Pessoas emocionalmente inteligentes nunca se contentam com aquilo que já aprenderam, querendo sempre mais. E essa é uma característica extremamente positiva, já que não as deixa estagnar.

Aceitação das pessoas como elas são

Uma das grandes qualidades dos seres humanos mais emocionalmente evoluídos é a aceitação, sem julgamentos, das diferenças. Obviamente quem chega a esse patamar está um passo à frente dos demais mortais, não concorda?

Busca constante pelo lado bom das pessoas

Ter uma visão otimista das pessoas é buscar sempre o que elas podem oferecer de melhor, não só a você, mas ao mundo. É fato que todos têm um lado bom e um ruim, mas a solução é tentar compensar o negativo com o positivo, explorando o que há de bom nas pessoas.

Praticidade nas situações negativas

A forma como os emocionalmente mais inteligentes lidam com as situações negativas mostra muito sobre sua evolução, já que agem de maneira prática, concentrando-se em resolver o problema sem maiores e desproporcionais alardes.

E você, identificou-se com alguma dessas atitudes? No geral, você se considera como alguém que sabe usar as emoções a seu favor ou costuma se descontrolar? Comente aqui e compartilhe conosco suas opiniões e experiências!

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de identificar, compreender

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter