Inscreva-se para receber nossa newsletter

Você sabe ver o lado bom das coisas, apesar das circunstâncias desfavoráveis? Acredita que tudo vai dar certo no final e, se não deu, encara que é porque o fim, na verdade, ainda não chegou? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, há grandes chances de você ser um otimista de mão cheia! E essa é uma característica pessoal que pode ajudá-lo — e muito! — a alcançar sucesso tanto na vida pessoal como na esfera profissional.

É isso mesmo! Ser positivo consigo mesmo, em cenários bons ou ruins, pode ajudar a enfrentar crises e situações complicadas, além de beneficiar sua produtividade na carreira. Que tal então conhecer algumas boas razões para adotar o otimismo como filosofia e prática na sua vida? Pois confira:


Fonte: SlideShare Rodrigo Fonseca

Eleva a autoconfiança

Ser otimista não tem a ver com fingir que está tudo bem quando, na verdade, as coisas vão de mal a pior. Otimismo não é sinônimo de colocar um sorriso falso no rosto em meio a momentos de crise. Muito pelo contrário, o otimismo está profundamente ligado à autoconfiança para reverter quadros de dificuldade. O otimista acredita em desfechos felizes, mesmo que o mundo e as perspectivas alheias digam que isso não é possível. Essa crença o leva a trabalhar diligentemente, confiante sobre os bons resultados e as recompensas por seu esforço.

Atrai o sucesso

Vale ressaltar que o otimismo, por si só, não é capaz de levá-lo ao sucesso. Entretanto, o conjunto de pensamentos e atitudes positivas pode, sim, encurtar o caminho para que você se torne bem-sucedido. Quando se tem um determinado objetivo e acredita-se que é possível alcançá-lo, as chances de realmente concretizá-los aumentam significativamente — até porque a atenção se concentra nesse alvo, ainda que de forma inconsciente. Segundo a lei da atração, positividade atrai positividade e negatividade atrai negatividade, certo? Isso quer dizer que, em menor ou maior proporção, o pensamento positivo atrai o sucesso. Em outras palavras, se você pensar em coisas boas, terá coisas boas de volta. Não é motivador?

Aumenta a produtividade

Enquanto o pessimismo traz tristeza e amargura, o otimismo vem carregado de bons sentimentos, gerando alegria, automotivação e entusiasmo. E tudo isso leva a trabalhar mais e melhor. Quem é otimista não gasta tempo pensando que tudo vai dar errado, mas, pelo contrário, concentra sua atenção em planos e estratégias para fazer seus projetos pessoais e profissionais darem certo.

Muda completamente o dia

O otimista tem a capacidade de transformar dias ruins em dias promissores. Sua habilidade de ver qualidades mesmo quando todos só enxergam defeitos é simplesmente notável. Sem contar que ele tem o invejável poder de encontrar soluções em meio a crises. Em síntese, o otimista tem esperança em tempos de desencanto, o que o destaca das outras pessoas. Há quem diga que o otimista não passa de um tolo, que não tem os pés no chão e que é mais propenso a se frustrar. Pois esse pensamento está redondamente errado! Até porque o verdadeiro otimista conhece o cenário em que está inserido e considera, sim, suas limitações, mas as barreiras não o impedem de trabalhar constantemente por resultados positivos.

Desenvolve bons relacionamentos

Você gosta de ficar perto de quem pensa que tudo vai dar errado? Na hora de escolher amigos, costuma optar voluntariamente por pessoas pessimistas? Claro que não, certo? Ninguém gosta de se cercar de gente que carrega uma nuvem negra de pessimismo sobre si, acabando até por influenciar os outros, não é mesmo? O pessimista normalmente se esconde atrás do título de realista e, com isso, só consegue repelir as pessoas. Se você quer desenvolver relacionamentos saudáveis, amigáveis e duradouros, é melhor adotar pensamentos e atitudes positivas desde já!

Dicas para ser mais otimista

  • Faça uma lista de sonhos e objetivos, monitore o alcance dessas metas e comemore cada conquista, por menor que seja;
  • Procure ver os pontos positivos tanto das pessoas como das situações;
  • Recapitule sua vida e se deixe surpreender com todas as suas realizações! Você vai se convencer do quanto realmente é capaz;
  • Faça cursos sobre inteligência emocional, leia livros motivacionais, conheça pessoas e amplie os horizontes do seu conhecimento;
  • Dê uma pausa no trabalho, descanse, aproveite suas folgas, divirta-se, viaje e tire um tempo para apreciar o belo. Isso vai fazê-lo ver a vida com muito mais leveza e otimismo!

Viu como não faltam motivos para ser otimista? Se, eventualmente, o pessimismo quiser tomar conta de você, tentar desanimá-lo, convencendo-o de que não é capaz, lembre-se de que pensar positivamente pode ser o passo que faltava para atingir de vez o sucesso. Fale para si mesmo que você quer, pode e vai conseguir: essa é a regra de ouro para se tornar um otimista incorrigível!

E não deixe de comentar aqui para nos contar o que faz para deixar o pessimismo de lado! Qual das nossas dicas chamou mais sua atenção? Compartilhe seus segredos e suas impressões conosco! Participe!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você sabe como a meditação pode te auxiliar na busca pelo autoconhecimento? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Existem algumas atividades altamente recomendadas para a melhora e alívio

Leia Mais ►

Identificar o que está causando essa falta de motivação é o primeiro passo para sair desse sofrimento!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter