5 dicas de como controlar a ansiedade

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Você se considera uma pessoa ansiosa? Em geral, pessoas ansiosas passaram por alguma grande adversidade em sua vida ou por experiências traumáticas que os fazem responder aos momentos em que precisam sair da zona de conforto com apreensão, insegurança, nervosismo e sensação de vulnerabilidade. A ansiedade normalmente atinge o ápice quando a pessoa é confrontada ou quando percebe que algo está fugindo de seu controle, como uma reunião importante com o chefe ou durante brigas.

A carreira de uma pessoa ansiosa pode ser bastante dificultada. Isso porque muitos chefes e executivos enxergam a ansiedade como uma característica de pessoas que não conseguem suportar a pressão de enfrentar um problema e, consequentemente, não conseguem contornar crises e encontrar soluções para a empresa. Como resultado, pode acontecer de um profissional muito competente perder seu espaço no mundo corporativo justamente por causa da ansiedade.

A boa notícia para os ansiosos é que é perfeitamente possível aprender a controlar a ansiedade com Inteligência Emocional e algumas mudanças na forma de pensar e ver a vida.

Dicas para controlar a ansiedade

Dicas de como controlar a ansiedade

Tenha um hobby

Lembre-se de abrir um espaço na agenda para fazer atividades que realmente lhe façam feliz, pelo menos uma vez por semana. Gosta de pintura? Inscreva-se em um curso! Gosta de esportes? Pratique! O importante é encontrar uma brecha nas obrigações, por menor que seja, para ter um hobby e se dedicar ao máximo a uma coisa que você goste.

Seja organizado

Pessoas ansiosas normalmente entram em desespero quando se encontram com muitas tarefas a resolver no trabalho ou em casa, o que contribui diretamente para queda na qualidade das tarefas executadas. A dica, portanto, é ter uma agenda semanal bem definida com prioridades, horários, locais e tudo o que for acontecer de importante nos próximos dias. Além disso, é fundamental se organizar e focar em uma atividade de cada vez.

Converse com alguém querido

Vai ter uma reunião importante no final do dia? Não estrague seu almoço pensando e se torturando sobre isso. Marque um almoço com os amigos do escritório ou algum familiar querido e aproveite para clarear as ideias e relaxar um pouco. Uma horinha de boas risadas e conversa agradável pode reduzir o estresse.

Durma

Uma boa noite de sono é essencial para quem sofre de ansiedade, principalmente durante os dias mais corridos da semana. Lembre-se: seu corpo precisa descansar e, para isso, elimine distrações (como televisão, computador e até celular) do seu quarto.

Cuidado com a alimentação

A pessoa ansiosa deve tomar bastante cuidado com a alimentação fora e dentro de casa. Isso porque é comum “descontar” a frustração e a ansiedade em comidas bem pesadas e gordurosas. Tenha controle, sua saúde agradece!

Ansiedade e Inteligência Emocional

Além das cinco dicas acima e da prática de exercícios físicos para aliviar o estresse e a ansiedade, um treinamento de Inteligência Emocional pode transformar completamente a vida da pessoa ansiosa. Por meio da promoção da consciência emocional e do autoconhecimento, Método LOTUS conduz a uma reflexão profunda sobre seu comportamento, eliminando comportamentos indesejados — como a ansiedade — e despertando todo seu potencial.

Imagem: © Depositphotos.com / piotr_marcinski

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter