Como identificar traços de um comportamento autodestrutivo e corrigi-los

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / pressmaster As pessoas, muitas vezes, desenvolvem atitudes autodestrutivas como tentativa de superar suas dificuldades de maneira imediata.

Os comportamentos autodestrutivos geralmente se manifestam nos indivíduos de maneira inconsciente, e o primeiro passo para modificar esse tipo de conduta prejudicial consiste em fazer alguns questionamentos a si mesmo. Quando esse comportamento começou a aparecer em sua rotina? Qual o benefício imediato que você obtém com esse padrão? Ao beber, por exemplo, você esquece os problemas no trabalho ou uma crise no casamento? Ao comer compulsivamente, você preenche vazios emocionais como uma carência afetiva?

É fundamental perceber que as atitudes autodestrutivas são tentativas malsucedidas de superar as dificuldades de maneira imediata. Quando os maus hábitos viram um padrão enraizado na rotina e o indivíduo começa a tomar consciência disso, ele passa a desenvolver sentimento que podem variar entre culpa, revolta e pena de si mesmo, gerando gatilhos que promovem um ciclo vicioso subconsciente.

Dicas para corrigir comportamentos autodestrutivos

Entenda que os erros fazem parte da evolução

Os erros são importantes para a evolução do ser humano, assim como o sofrimento que eles causam. É importante assumir que certos hábitos estão causando prejuízo e usar isso como uma virada de chave. Ao entender que as pessoas são suscetíveis ao erro e refletir sobre as circunstâncias que levaram a esse comportamento, é possível criar ferramentas para modificar os maus hábitos.

Não perca tempo se culpando, assuma a responsabilidade e encontre maneiras para modificar o que não está dando certo em sua vida. Tenha em mente que a culpa e a vitimização são sentimentos que apenas alimentam esse ciclo vicioso e prejudicial.

Seja prático

Não torne o problema maior do que ele realmente é: lide de maneira prática com as situações negativas que você deseja modificar na sua rotina. É mais inteligente direcionar sua energia para pensar em maneiras de ser quem você realmente gostaria de ser.

Cuide de suas emoções

Para combater comportamentos e hábitos nocivos, você deve olhar para suas emoções e compreender sua história de vida. Não existe uma receita de bolo ou fórmula mágica para acabar com comportamentos disfuncionais, a não ser olhar para dentro de si com cuidado. Seus padrões refletem a sua história de vida, seus traumas e suas dores. Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, você dará um grande passo para trazer consciência e ressignificar os traumas que influenciam negativamente sua vida.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter