Saiba lidar com o fracasso aos 40 e supere a frustração

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photographee.eu Crise profissional, problemas no casamento e mudanças físicas podem gerar a frustração aos 40.

Chegar aos 40 representa uma marco importante. Para muitos, significa finalizar uma fase da vida e, quando se chega no final de um ciclo, é normal refletir e avaliar se os desafios foram encarados e os sonhos perseguidos. A partir desta observação, é muito comum precisar encarar a frustração de frente.

Algumas situações aumentam a sensação de fracasso

  • Crise profissional
  • Problemas no casamento
  • Mudanças na aparência física
  • Problemas de saúde
  • Distanciamento da vida social
  • Problemas com os filhos
  • Dificuldade financeira
  • Colecionar arrependimentos

Confira algumas dicas para acabar com a frustração aos 40 anos

Caso você esteja passando por uma fase assim e sente que se perdeu de si mesmo nos últimos anos, tenha calma! Ainda é muito cedo e recomeçar é sempre uma tarefa que traz muito aprendizado e evolução. Porém, é preciso se mexer e jogar a inércia pra bem longe.

Não amplie a frustração

Muitas vezes, quando se chega aos 40 anos, é comum ampliar questões pontuais, que poderiam ser resolvidas de forma tranquila, e transformá-las em grandes problemas. Procure tirar o foco do que você considera ruim e passe a valorizar mais o que já foi conquistado. Avalie sua trajetória, olhe para suas experiências e revise suas ações. Dessa maneira, é possível refletir sobre os excessos e ausências que o afastaram dos seus sonhos.

Encare seus fracassos

Aprenda a ser mais gentil com seus fracassos e olhe com carinho para eles. Pode parecer clichê, mas qualquer experiência – positiva ou negativa –, funciona como mola que projeta o indivíduo para a evolução.

Pergunte-se: o que você realmente quer?

Antes de planejar novas rotas e objetivos, é preciso fazer uma pergunta para si mesmo: o que te fará feliz e realizado? Depois disso, visualize maneiras para percorrer esses sonhos e tenha paciência para ir até o fim.

Confie em si mesmo

Evite deixar que traumas, padrões de comportamento ou experiências negativas tomem conta e abalem seu otimismo. Ao invés disso, canalize sua energia e traga a consciência para o seu verdadeiro potencial realizador.

Prepare-se

Estude, procure se atualizar e adquira conhecimento. Com novas bagagens, é possível se preparar melhor para novos caminhos.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você sente que está na hora de encontrar sua melhor versão, conheça o Método LOTUS de Inteligência Emocional, trata-se de uma imersão de três dias que possibilitará que você acesse e compreenda os programas emocionais que geram a frustração.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter