Quero a separação: o ciúme está tornando meu casamento infeliz

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / CandyBoxImages O ciúme é um sentimento capaz de gerar conflitos e até destruir relacionamentos.

Para ter uma relação amorosa duradoura e saudável, é essencial que exista autoconfiança. Isso porque, uma pessoa autoconfiante sabe bem suas limitações e capacidades. O ciúme causa perturbações para ambas as partes envolvidas, resultando num casamento infeliz, e, muitas vezes, até em uma separação.

Esse sentimento está totalmente ligado à falta de confiança em si mesmo, e, portanto, gera uma falta de confiança na relação e na própria vida. Uma pessoa ciumenta não se acha suficiente para o parceiro, e acaba se sentindo abandonada. Por isso, ela desenvolve a necessidade de se autoafirmar controlando o parceiro. O ciúme é um sentimento capaz de gerar conflitos e até destruir relacionamentos.

De acordo com uma pesquisa feita pela psicóloga Nancy Henry, da Universidade de Utah, uniões instáveis podem provocar depressão em mulheres e homens. Pesquisadores americanos acreditam que o estresse ocasionado por um casamento em crise pode afetar drasticamente a saúde física.

Segundo os estudiosos, pessoas insatisfeitas com seus parceiros podem apresentar maiores riscos em desenvolver pressão alta e até mesmo doenças cardíacas. O stress aumenta as descargas do hormônio cortisol, que contribui para o acúmulo de gordura abdominal, aumenta a pressão arterial e causa resistência à substâncias como a insulina – que desencadeia o diabetes.

Como mudar a situação de um casamento infeliz

Identifique a origem do sentimento

É necessário identificar a origem do ciúme para se libertar desse sentimento que causa tanta dor e incômodo. Fazer isso é o primeiro passo para se reconectar com seu parceiro.

Seja grato pelo que tem

Tente pensar nas coisas boas do seu relacionamento. Fazer isso pode te ajudar a enfrentar a situação e encontrar a felicidade que busca.

Evite brigas repetitivas

Às vezes, nós nos prendemos a assuntos que já deveriam ter sido deixados no passado. Esquecer certas brigas e não voltar nelas é uma ótima maneira de evitar brigas entre o casal.

Reserve um tempo para vocês

Cumplicidade, parceria e confiança são a base para qualquer relacionamento. Em um casamento que está passando por uma fase difícil, é normal que o casal se separe e pare de passar um tempo juntos. Tente se reaproximar de seu parceiro, fazer coisas que costumavam fazer e que deixavam ambos felizes.

Converse quando tiver um problema

Problemas se resolvem com diálogos construtivos. Tente conversar mais com seu companheiro, para que juntos, encontrem soluções para enfrentar os desafios no relacionamento.

Liste as qualidades do seu companheiro

Quando se está em um casamento infeliz, as pessoas costumam esquecer das qualidades do parceiro e só lembram dos pontos negativos. Comece a listar mentalmente as coisas que você gosta no seu companheiro. Fazer isso ajuda a esquecer um pouco dos problemas.

Desenvola sua Inteligência Emocional

Se você quer aprender a resolver esses problemas com ciúmes, fugir da separação e melhorar sua autoconfiança e seu relacionamento, venha para o Método LOTUS e desenvolva sua Inteligência Emocional.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter