Como lidar com o envelhecimento dos pais com Inteligência Emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / lisafx Em determinado ponto da vida, nos damos conta de que nossos pais estão envelhecendo

Chega um momento da vida que os filhos percebem que os pais estão envelhecendo. Encarar que os pais não possuem tanta energia e vitalidade nem sempre é fácil e, por esse motivo, é importante se preparar emocionalmente para esta etapa da vida. Apesar de estarmos vivendo cada vez mais – em 1900 a expectativa de vida era de pouco mais de 33 e hoje, segundo dados do IBGE, essa expectativa deu um salto significativo e atingiu 75,5 anos em 2015. O Envelhecimento faz parte de qualquer espécie e é inevitável. Até 2050, mais de 20% da população global estará com mais de 60 anos.

Mas afinal, qual a razão da dificuldade em lidar com o envelhecimento pais?

Essa dificuldade mora na tentativa em conciliar a relação entre o filho adulto essays services reviews.com com as lembranças do filho criança. Todos nós estamos habituados com a ideia infantil de que nossos pais são invencíveis. E, uma hora, percebemos que eles não são eternos.

Como se preparar para o envelhecimento dos pais

Tenha empatia e seja paciente

É importante fazer um exercício para tentar se colocar no do seus pais. É comum que a memória fique mais debilitada, as dificuldades de locomoção apareçam e as manias e teimosias se intensifiquem. Por isso, é preciso exercitar a paciência e entender que você também irá passar por isso.

Esteja presente

Estar presente não significa apenas acompanhar nas consultas médicas ou ajudar nas tarefas cotidianas, como ir ao banco ou ao mercado. Ou aparecer apenas no domingo para almoçar. É preciso dar atenção, ouvir e relembrar histórias do passado e dedicar um tempo de qualidade ao seus pais.

Não o exclua totalmente das tomadas de decisão

É comum que, após uma certa idade, os filhos assumam um papel de pai dos próprios pais. Cobram os horários dos remédios, questionam sobre a alimentação e ficam em cima paras saber se está correndo bem. uk best essays.org Porém, é importante deixar que eles continuem tomando as suas próprias decisões. Dessa forma, eles aumentam sua autoestima e independência.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é fundamental para saber lidar com as etapas da vida. Ela permite que o indivíduo desenvolva as competências necessárias para lidar da melhor maneira possível com o envelhecimento dos pais.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter