Desapega! Livre-se de bagagens emocionais e alcance o sucesso

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / olly18 Você já parou um tempinho para abrir a mala do seu cérebro emocional e ver se o que tem lá dentro ainda é realmente necessário para sua vida?

“Desapega” é um termo muito comum nas redes sociais, nos conselhos oferecidos aos amigos quando vivem um dramalhão amoroso e virou até bordão publicitário. Faz muito sentido o termo estar tão em voga nos últimos anos: desapegar é se libertar de bagagens emocionais que não servem mais e o impedem de alcançar o sucesso.

Você já parou um tempinho para abrir a mala do seu cérebro emocional e ver se o que tem lá dentro ainda é realmente necessário para sua vida e para a pessoa que você se tornou? Em um primeiro momento, pode ser desconfortável remexer em mágoas já passaram por um processo de decantação pelo tempo.

Porém, entrar em contato com questões não resolvidas pode ser um processo libertador e essencial para caminhar com passos mais largos em direção ao sucesso – em qualquer esfera da vida.

Quantas coisas guardamos que não precisamos?

Caixas de sapato, milhares de comprovantes de pagamento que só servem para entupir a carteira, roupas antigas que já não servem mais, livros que já lemos – às vezes mais de uma vez -, já conhecemos a história e seus personagens de cabo à rabo e, mesmo assim, deixamos ele empoeirando na estante.

Quantas mágoas, culpas e padrões nocivos você ainda mantém na sua estante? Essas bagagens, de tão pesadas, impedem que você siga em frente de forma mais ágil e leve.

Por exemplo: uma insegurança profissional pode estar intimamente ligada às dificuldades enfrentadas durante a infância, como excesso de críticas dos pais, que abalaram sua autoestima.

Uma instabilidade financeira pode estar relacionada com crenças equivocadas que podem ter sido disparadas em algum momento da sua vida. Manter uma relação amorosa pouco saudável e nada funcional também pode indicar que ainda existem feridas emocionais de relacionamentos passados que não foram totalmente curadas.

3 dicas para se livrar de bagagens emocionais e ter mais sucesso

Livre- se do passado limitador

O passado pode, e deve, servir como referência. Mas é preciso tomar muito cuidado para que as experiências vividas não atuem como limitadoras. É importante usar o medo como um motor e não como um freio.

A raiva e a tristeza, quando alimentadas por muito tempo, cobram um preço significativo no futuro e acabam minando a energia do indivíduo e diminuindo sua capacidade em acreditar, tornando a vida um peso.

Identifique conflitos internos

Identifique as situações que geram os conflitos internos, por exemplo: “eu quero passar mais tempo com a minha família, mas preciso manter o controle da minha empresa, e só confio em mim para fazer isso”.

Este é um exemplo típico de como um conflito interno toma forma. Muitas vezes, os gatilhos que geram esses conflitos têm origem nos nossos desejos, sonhos e objetivos.

Porém, quando criamos uma imagem do que seria ideal, sofremos influências externas como o nosso grupo social e familiar ou de uma frustração passada que gerou um trauma.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Desenvolver suas competências emocionais permite criar ferramentas para identificar as bagagens emocionais que atrasam e limitam sua vida. Conheça o método LOTUS e elimine essas bagagens emocionais que não são mais necessárias na sua vida.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter