Otimismo demais te incomoda? Entenda porque isso acontece!

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SIphotography O otimismo em excesso pode incomodar e irritar algumas pessoas

Ter uma postura confiante traz muitos benefícios para diversas áreas da vida. Muitas pesquisas demonstram que ter otimismo e acreditar sempre no melhor cenário reduz os níveis de cortisona – substância associada ao estresse no organismo -, e por consequência, diminui o risco de problemas cardiovasculares, previne a depressão e controla a ansiedade.

Porém, algumas pessoas exageram na dose e acabam sendo acometidas pela Síndrome de Pollyana – quando sempre enxergam o mundo como se ele fosse perfeito, fecham os olhos para a realidade e podem acabar desenvolvendo uma atitude imatura.

A Síndrome foi inspirada no romance de Eleanor H. Porter, que foi escrito no início do século 20, conta a história de superação de uma menina que coloca em prática o “jogo do contente” para lidar com as próprias dificuldades familiares. Pollyana é uma daquelas pessoas que acabam ficando chatas diante de tanto otimismo.

De fato, otimismo em excesso pode ser muito irritante. Afinal, dá uma certa preguiça lidar com pessoas extremamente otimistas quando o mundo parece desmoronar e tudo que queremos naquele momento são prognósticos realistas e possíveis soluções para os problemas e não alguém buzinando no ouvido, dizendo que tudo ficará bem e que o mundo é cor de rosa.

Especialistas dizem que as pessoas que sofrem com esta síndrome, fogem da realidade e acabam distorcendo alguns fatos, se tornando indivíduos deslumbrados. Muitas vezes, isso ocorre pela necessidade de mostrar como são bem resolvidos.

Mas afinal, porque otimismo demais incomoda?

Muitas vezes, quando nos irritamos com determinados comportamentos e atitudes é porque identificamos características parecidas ou o completo oposto: as que gostaríamos de ter. Todas pessoas possuem tendências comportamentais e características próprias – positivas e negativas. Se lidar com pessoas “Pollyanas” e extremamente otimistas é difícil para você, talvez isso signifique que seja um ponto em sua personalidade que você precise trabalhar.

Otimismo na medida certa faz bem para saúde

Enquanto algumas pessoas tendem a ser muito otimista e acabam perdendo um pouco a noção da realidade, outros indivíduos tendem ao pessimismo e carregam esse traço na personalidade em vários aspectos da vida. Essas pessoas acabam focando nos aspectos negativos dos acontecimentos e potencializam crenças de que tudo sempre dará errado.

O desenvolvimento da Inteligência Emocional permite o equilíbrio entre os dois polos e encarar a vida de maneira mais realista, mas também desenvolve a capacidade de ser mais positivo diante de diversas situações.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter