O poder do hábito: é possível aliar metas e qualidade de vida

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Daxiao_Productions O hábito é o fator que determina a saúde, a vida financeira e o sucesso das pessoas, ou pode fazer com que elas fiquem presas à procrastinação

O hábito é caracterizado por uma sequência de comportamentos que são repetidos automaticamente em uma rotina e tem o objetivo de fazer com que as pessoas poupem energia. Repetimos vários hábitos já moldados e arraigados no nosso cérebro emocional de maneira automática.

O hábito é o fator que determina a saúde, a vida financeira e o sucesso das pessoas, ou pode fazer com que elas fiquem presas à procrastinação. Afinal, se bons hábitos tornam as pessoas mais felizes, qual a principal dificuldades para mantê-los? O motivo é simples: as pessoas separam as metas da jornada.

O caminho funciona assim: a meta é traçada, trabalha-se duro para alcançá-la, o sucesso chega, a pessoa desfruta um momento de prazer e, logo em seguida, começa a procurar outro objetivo. E assim a vida segue, nesse ciclo vicioso entre batalhas e breves momentos de contentamento.

Pessoas bem-sucedidas alcançam seus objetivos e, simultaneamente, desfrutam o caminho que é percorrido, vivendo de forma mais plena e saudável. Agora você deve estar se perguntando como isso é possível? Simples: a vida não precisa ser uma batalha, basta viver o momento presente e apreciá-lo verdadeiramente. Quer levar uma vida mais saudável e não gosta de academia? Procure um esporte que permita que você desfrute o momento enquanto cuida do seu corpo e da sua saúde e divirta-se!

Você sabia que seu cérebro é plástico?

Nunca é tarde para adotar um novo hábito. O cérebro humano é plástico e está em constante mudança. Por esse motivo, sempre é possível adotar novos hábitos e eliminar antigas manias prejudiciais. Esse funcionamento é chamado de neuroplasticidade cerebral – característica que torna o cérebro flexível e mutável. Isso significa que a mente se adapta e se molda todos os dias, e que a dificuldade para abandonar velhos hábitos existe porque o cérebro foi condicionado a isso.

Além de manter hábitos saudáveis – como beber água, se alimentar adequadamente e praticar esportes-, é fundamental ter hábitos emocionais positivos e que proporcionem o equilíbrio da mente e do corpo, como:

  • Aceitar as diferenças
  • Reclamar menos
  • Cuidar bem do seu sono
  • Prestar atenção na maneira como você respira
  • Saber aproveitar cada momento do seu dia e das atividades que você realiza
  • Viver o presente

Quando repetimos uma atividade com frequência, esses caminhos neurais se fortificam e, por esse motivo, quando incluímos novos comportamentos à rotina e repetimos algumas vezes faz com que esses caminhos ganhem força e se tornem um hábito inconsciente.

Como o desenvolvimento da Inteligência Emocional pode ajudar a adquirir hábitos mais saudáveis?

Quando desenvolvemos nossas competências emocionais, conseguimos construir novos hábitos, formas de pensar e se comportar. Se você sente que chegou a hora de barrar comportamentos nocivos e hábitos prejudiciais, conheça o Método LOTUS e dedique-se ao que realmente importa: você!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter