Ação de Graças: o que o tradicional feriado americano tem a nos ensinar

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / PetarPaunchev Agradecer cria um tipo de blindagem e nos mantém “seguros” de emoções negativas

Hoje, 23 de novembro, é celebrado o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês) é um dos feriados mais tradicionais nos Estados Unidos e Canadá. A data, costuma ser comemorada em família e é dedicada ao agradecimento. No Brasil, não temos o costume de celebrar o dia de Ação de Graças, porém, aproveitamos a data para ressaltar a importância da gratidão na vida de qualquer pessoa.

Você sabia que o hábito de agradecer gera uma sensação de satisfação? Isso acontece porque quando colocamos o nosso foco nas situações positivas do cotidiano, automaticamente geramos expectativas positivas a respeito da vida de maneira geral.
Agradecer cria um tipo de blindagem e nos mantém “seguros” de emoções negativas como a frustração, arrependimento e a decepção.

A relação entre a gratidão e a neurociência

A neurociência entende que a gratidão e a felicidade possuem uma relação estreita: ao agradecer, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, que gera uma sensação de prazer. Assim, o cérebro libera uma substância chamada dopamina que é responsável pela sensação de bem-estar.

Ser grato, portanto, é uma característica fundamental de pessoas felizes e isso não significa fechar os olhos para os problemas ou elementos que precisam ser trabalhos em diferentes esferas da vida.

Como ser mais grato perante a vida?

O primeiro passo é entender quais as crenças que você carrega que impedem que você nas coisas boas e agradeça. Muitas vezes, registramos informações a partir de interpretações que fizemos ainda na infância e levamos certos padrões para vida adulta, como acreditar que “não somos merecedores” ou então “não temos capacidade”.

Para ampliar sua capacidade para agradecer, é fundamental questionar quais são seus padrões de comportamento e desenvolver sua Inteligência Emocional. Dessa maneira, é possível entender o que anda limitando sua vida e criar a consciência necessária para atingir uma rotina mais plena e feliz.

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter