Como a Inteligência emocional é importante na reconciliação amorosa entre mãe e filha

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / kmiragaya A relação entre mãe e filha tem uma importância fundamental no desenvolvimento da identidade feminina, pois ela acaba aos poucos construindo a sua identidade como mulher.

Ao longo da infância, os pais representam a principal fonte de amor e conforto para o indivíduo. Isso porque, desde o início da gestação, o bebê depende exclusivamente da mãe para desenvolver todas as suas capacidades emocionais.

Durante a primeira infância, que vai até os 7 anos de idade, o ambiente familiar interfere no desenvolvimento de toda estrutura psicológica e emocional da criança, formando a identidade e a maneira como o indivíduo vai se comportar na vida adulta. O relacionamento entre pais e filhos é fundamental nesse processo, uma vez que age diretamente na formação do caráter, dos valores e das crenças individuais.

A importância do vínculo entre mãe e filha

A relação entre mãe e filha tem uma importância fundamental no desenvolvimento da identidade feminina das duas: a menina cria uma identificação com a mãe ao longo da vida e, a partir daí, vai aos poucos construindo sua identidade como mulher. As mães, por sua vez, geralmente projetam seus próprios desejos e realizações nas filhas, um comportamento que pode causar conflitos em determinados momentos da relação.

Algumas vezes, o vínculo entre mãe e filha é repleto de segurança, mas existem casos em que a relação é marcada por turbulências e dificuldades de comunicação e aceitação. A Inteligência Emocional é fundamental para construir uma relação saudável entre mãe e filha, sendo pautada na compreensão, respeito mútuo e aceitação.

Como a Inteligência Emocional pode melhorar a relação entre mães e filhas

Perdoem

Libertar-se das mágoas e ressentimentos é o primeiro passo para a construção de um relacionamento saudável entre mãe e filha. Perdoar e pedir perdão é essencial. É preciso entender que os erros cometidos no passado não tiveram a intenção de prejudicar a outra pessoa. Independentemente do que você desaprova na sua mãe ou na sua filha, é necessário aceitar as diferenças e aprender a conviver com elas. Tenha em mente que todos são seres humanos e, como tal, cometem erros e têm falhas.

Invista na comunicação

A maioria dos conflitos nasce das falhas de comunicação. Conversar é a melhor maneira de superar os problemas no relacionamento entre mãe e filha. Para que a comunicação seja eficiente, porém, é necessário que as mães não critiquem todos os comportamentos e escolhas das filhas e que a filha tenha mais leveza ao receber as recomendações maternas.

Tenham compreensão

Talvez sua mãe não expresse o amor da maneira como você gostaria ou vice-versa. Porém, é importante aceitar a maneira de demonstrar amor de cada um e aceitar suas particularidades.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A dificuldade nos relacionamentos entre mãe e filha está intimamente ligada a falta de habilidade para administrar as próprias emoções. Entrar em contato com os gatilhos que despertam os conflitos entre mãe e filha é essencial para criar consciência por trás da relação. Desenvolva sua Inteligência Emocional e aprenda a lidar com as emoções que fazem parte de todos os seres humanos.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter