Orientação sexual: como conversar com os pais sem sofrer com a pressão emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Syda_Productions Mesmo com toda evolução que o mundo vem sofrendo, o preconceito em relação a orientação sexual ainda é muito forte, especialmente dentro de casa.

Grandes avanços ocorreram nos últimos anos em relação a liberdade sexual na sociedade, e é inegável que existe uma grande mudança comportamental em curso. Porém, ainda existe um tabu muito forte sobre o tema em boa parte das famílias e, quando chega o momento das pessoas se abrirem e contarem sobre sua homossexualidade para os pais, a tensão e a ansiedade são inevitáveis.

Apesar de todas as transformações e da maior abertura em relação ao assunto, o preconceito ainda é muito forte, especialmente dentro de casa. A vergonha, a dúvida e o medo da rejeição são alguns dos principais aspectos que dificultam o início dessa conversa.

Se você já tem certeza sobre sua orientação sexual, é preciso criar coragem, abrir seu coração e ser verdadeiro — não apenas com seus pais e sua família, mas com você e seus sentimentos. Afinal, reprimir quem você é de verdade pode machucar muito mais do que a rejeição.

Orientação sexual: dicas para conversar com os pais

Escolha o momento certo para se aproximar

Se entre você e seus pais existe um bom diálogo, é muito mais fácil encontrar maneiras de iniciar uma conversa sobre sua orientação sexual. Caso o relacionamento com sua família seja mais distante e não exista muito espaço para falar sobre as emoções e sentimentos, é necessário buscar meios de criar uma oportunidade para falar com eles, mas vá com calma: sinta o momento e escolha a ocasião mais adequada.

Cuidado com as expectativas

É natural que exista uma grande expectativa para conversar com os pais a respeito do assunto, assim como o temor da reação que eles podem ter. Mesmo que seus pais reajam de maneira acolhedora e positiva, é preciso entender que este é um processo de assimilação: pode ser que, em um primeiro momento, o susto os impeça de ter uma reação mais complacente.

Vença seus medos

Ao mesmo tempo em que você deseja se abrir e ser sincero com seus pais, é normal que exista um certo receio sobre a maneira como eles reagirão ou de que as coisas não saiam conforme você gostaria. Vencer seus medos é muito importante neste momento e é preciso ter em mente que, por mais que seja difícil, eles são seus pais e continuarão amando você independentemente de qualquer coisa.

O que fazer caso seus pais não aceitem sua orientação sexual

Entender as emoções é a melhor forma de enfrentar uma situação de preconceito familiar. Muitos pais idealizam seus sonhos pessoais nos filhos, e a imagem perdida de uma vida que é considerada ideal (no ponto de vista deles) pode ser um processo doloroso. Também existe a preocupação com a opinião de outras pessoas e com o preconceito que precisará ser enfrentado.

Caso seus pais não aceitem sua orientação sexual, essa postura pode indicar que eles não conseguem lidar com as próprias emoções. A dificuldade para lidar com as diferenças está ligada à incapacidade de administrar os próprios sentimentos e emoções.

Pessoas que possuem uma Inteligência Emocional desenvolvida conseguem uma postura menos rígida em relação à sexualidade dos outros. É importante entender que existem alguns fatores que levam seus pais a manterem essa postura, tais como:

  • Convivência com pais inflexíveis ou agressivos;
  • Crescer em famílias disfuncionais;
  • Críticas excessivas durante a infância;
  • Necessidade de superproteção.

Talvez seus pais não tenham consciência da origem do preconceito que carregam. Por esse motivo, é necessário trabalhar as questões emocionais e a história de vida deles, de modo que consigam atribuir novos significados às memórias que trazem frustração e revolta. Assim, é possível criar uma realidade familiar na qual as pessoas saibam respeitar as diferentes identidades e orientações sexuais.

Por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional, é possível compreender as limitações, preconceitos e afastar situações que levam ao desgaste familiar. Investir em autoconhecimento é fundamental para manter uma relação entre pais e filhos repleta de amor e respeito às diferenças.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter