O que fazer quando você está se sentindo perdido na vida

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Alguma vez na vida você se sentiu perdido, vagando sem rumo, indeciso quanto ao que devia fazer, que decisões tomar e que caminho seguir? Pois saiba que esse tipo de sensação é mais comum do que você imagina e é, sim, possível reprogramar a rota e encontrar um trajeto melhor para seguir em frente. Quer saber como? Então confira agora mesmo nosso artigo de hoje:

Trace metas realistas

Para não ficar vagando por aí sem uma direção certa, determine metas de curto, médio e longo prazos para sua vida, que servirão como roteiro para orientar suas estratégias e decisões — até porque quem não sabe aonde quer chegar acaba não chegando a lugar algum, não é mesmo? Lembre-se, contudo, de que as metas precisam ser realistas e os prazos sensatos, caso contrário você ficará ainda mais perdido e confuso, além de frustrado.

Coloque os planos no papel

Pegue logo caneta e papel, mentalize seus projetos e os anote, para deixar registrados seus planos, compromissos e suas ideias. Assim, quando você não souber qual é o próximo passo a ser dado, as anotações o farão voltar ao caminho certo, funcionando como uma espécie de guia para que você chegue ao sucesso e à realização pessoal e profissional sem maiores dificuldades.

Corrija falhas do percurso

É fato que ninguém pode voltar ao passado e fazer um novo começo, certo? No entanto, qualquer pessoa pode tomar decisões para chegar a um novo fim. Isso significa que, se durante o trajeto você perceber que algo deu errado e é passível de ajustes, tal falha deve ser imediatamente corrigida. Não se esqueça de que, por mais que os erros tornem a estrada mais difícil, quem aprende com eles sai mais forte e maduro.

Busque o autoconhecimento

Quanto mais você se conhecer, menores são as chances de se perder no meio do caminho. Sendo assim, saiba quais são suas potencialidades e limitações, conheça seus sonhos, tenha uma clara visão do que gosta e do que não gosta, procure saber de onde você vem, quem você é e aonde quer chegar. Além disso, conheça seus sentimentos, seus anseios e suas emoções para manter o controle, o foco e sua capacidade de tomar decisões sem receios.

Aprenda a lidar com as perdas

Quando se tem tudo — incluindo uma vida afetiva e social saudável, um trabalho recompensador e estabilidade financeira —, sentir-se seguro e confiante passa a ser natural. Entretanto, quando alguma dessas áreas é abalada, a tendência é ficarmos perdidos. O que fazer, então, quando nossa vida parece sair dos trilhos? Em vez de vagar sem rumo ou ficar parado sem saber o que fazer, procure converter a crise em oportunidade, sabendo lidar com as perdas e crescer em meio às dificuldades. Se você perdeu o emprego, por exemplo, não encare o fato como o fim da jornada, mas, sim, como um novo ponto de partida!

O importante é sempre se lembrar de que cabe unicamente a você decidir qual é o próximo passo a ser dado! Pronto para encarar as dificuldades e encontrar o caminho certo? Já passou por esse tipo de situação na vida? Como fez para se recuperar? Comente e compartilhe suas experiências conosco!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter