Entenda o que é procrastinar e como acabar com esse vício!

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Você costuma adiar constantemente suas tarefas e responsabilidades, e as deixam sempre como um problema para o “você do futuro” resolver? Pois então você está no lugar certo! Vamos revelar algumas dicas valiosas para que você vença de uma vez por todas esse vício que é a procrastinação!

Por que procrastinamos?

É muito comum que você sinta aquela famosa preguiça quando está carregado de afazeres, ou então, quando está envolvido em um grande projeto que exigirá muito de você e do seu tempo.

Todos concordam que a princípio, a ideia de ter uma alternativa de não se preocupar com suas tarefas é tentadora, certo?

O problema se dá, quando você perde o controle sobre suas responsabilidades, e passa a jogar todas elas para o “você do futuro”, que na verdade, não existe. Esse hábito de procrastinar acaba se tornando um vício, e o resultado é uma sensação constante de culpa, ansiedade e vergonha. Quando você se dá conta, já virou um ciclo que você não enxerga nenhuma forma de encerrá-lo.

Dicas que vão te ajudar a vencer a procrastinação

  1. Defina suas prioridades

Quando você tem muitas coisas diferentes e grandes para fazer, você certamente se perde e não consegue nem mesmo decidir por qual delas começar. Por isso, o primeiro passo é entender as demandas com maior urgência e priorizá-las no seu dia.

  1. Organize-se!

Assim como no passo anterior, é muito provável que você procrastine mesmo após reconhecer suas tarefas prioritárias porque muitas vezes, não consegue nem mesmo saber por onde começar uma delas. Então, o que você precisa fazer é pensar em distribuir as etapas de cada uma, em um passo a passo.

  1. Gerencie seu tempo e estabeleça prazos pessoais

Provavelmente você fica extremamente ansioso quando o prazo para entregar algo está chegando ao final, e se desespera para conseguir terminar tudo a tempo e de qualquer jeito. Um método para você driblar esse transtorno todo, é estabelecer seus próprios prazos, e ser a principal pessoa a quem você quer entregar seus resultados. Quando você começar a se dedicar a colocar esse passo em prática, você sentirá uma sensação incrível de recompensação. E essa sensação irá impulsioná-lo para longe da procrastinação!

  1. Reconheça e elimine suas maiores distrações

Você precisa reconhecer quais os maiores fatores que influenciam você a fugir das suas responsabilidades, para cortá-los enquanto está trabalhando. Por exemplo, se você sabe que sua maior distração é o celular, deixe-o longe. Pelo menos durante o tempo que você determinou como de trabalhar.

  1. Desenvolva o autoconhecimento

Para que você enfrente e vença de uma vez por todas a procrastinação, você precisa entender mais sobre você mesmo. Reconhecer quais as emoções estão associadas a esse hábito é essencial. Assim como, entender sobre seus períodos de maior e menor produtividade. Quando você entender suas motivações e suas desmotivações, você poderá eliminá-las da sua vida e vencer essa batalha!

Descubra mais sobre o assunto

Entenda também: Como superar a procrastinação com o Mentor em Inteligência Emocional, Rodrigo Fonseca

Leia mais: 7 estratégias que podem contribuir para o aumento da sua produtividade

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter