Inscreva-se para receber nossa newsletter

Você costuma adiar constantemente suas tarefas e responsabilidades, e as deixam sempre como um problema para o “você do futuro” resolver? Pois então você está no lugar certo! Vamos revelar algumas dicas valiosas para que você vença de uma vez por todas esse vício que é a procrastinação!

Por que procrastinamos?

É muito comum que você sinta aquela famosa preguiça quando está carregado de afazeres, ou então, quando está envolvido em um grande projeto que exigirá muito de você e do seu tempo.

Todos concordam que a princípio, a ideia de ter uma alternativa de não se preocupar com suas tarefas é tentadora, certo?

O problema se dá, quando você perde o controle sobre suas responsabilidades, e passa a jogar todas elas para o “você do futuro”, que na verdade, não existe. Esse hábito de procrastinar acaba se tornando um vício, e o resultado é uma sensação constante de culpa, ansiedade e vergonha. Quando você se dá conta, já virou um ciclo que você não enxerga nenhuma forma de encerrá-lo.

Dicas que vão te ajudar a vencer a procrastinação

  1. Defina suas prioridades

Quando você tem muitas coisas diferentes e grandes para fazer, você certamente se perde e não consegue nem mesmo decidir por qual delas começar. Por isso, o primeiro passo é entender as demandas com maior urgência e priorizá-las no seu dia.

  1. Organize-se!

Assim como no passo anterior, é muito provável que você procrastine mesmo após reconhecer suas tarefas prioritárias porque muitas vezes, não consegue nem mesmo saber por onde começar uma delas. Então, o que você precisa fazer é pensar em distribuir as etapas de cada uma, em um passo a passo.

  1. Gerencie seu tempo e estabeleça prazos pessoais

Provavelmente você fica extremamente ansioso quando o prazo para entregar algo está chegando ao final, e se desespera para conseguir terminar tudo a tempo e de qualquer jeito. Um método para você driblar esse transtorno todo, é estabelecer seus próprios prazos, e ser a principal pessoa a quem você quer entregar seus resultados. Quando você começar a se dedicar a colocar esse passo em prática, você sentirá uma sensação incrível de recompensação. E essa sensação irá impulsioná-lo para longe da procrastinação!

  1. Reconheça e elimine suas maiores distrações

Você precisa reconhecer quais os maiores fatores que influenciam você a fugir das suas responsabilidades, para cortá-los enquanto está trabalhando. Por exemplo, se você sabe que sua maior distração é o celular, deixe-o longe. Pelo menos durante o tempo que você determinou como de trabalhar.

  1. Desenvolva o autoconhecimento

Para que você enfrente e vença de uma vez por todas a procrastinação, você precisa entender mais sobre você mesmo. Reconhecer quais as emoções estão associadas a esse hábito é essencial. Assim como, entender sobre seus períodos de maior e menor produtividade. Quando você entender suas motivações e suas desmotivações, você poderá eliminá-las da sua vida e vencer essa batalha!

Descubra mais sobre o assunto

Entenda também: Como superar a procrastinação com o Mentor em Inteligência Emocional, Rodrigo Fonseca

Leia mais: 7 estratégias que podem contribuir para o aumento da sua produtividade

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas para economizar, e

Leia Mais ►

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter