O que aprender do relacionamento com pessoas pessimistas no trabalho?

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© Depositphotos.com / alphaspirit Pessoas pessimistas deixam o ambiente de trabalho mais pesado e desgastante para todos.

Pessoas pessimistas colocam obstáculos no meio do caminho, são medrosas e tendem a enxergar apenas o lado ruim dos acontecimentos. Como consequência, o pessimista fica preso em um círculo vicioso negativo, em que pensamentos distorcidos causam sentimentos ruins e acabam potencializando ainda mais sua crença de que tudo sempre dá errado.

Todos os tipos de energia são contagiantes. Da mesma forma que viver com pessoas felizes traz mais felicidade, quem convive com pessoas que só reclamam e estão sempre esperando que o pior aconteça acaba sendo “contaminado” por essa energia pessimista.

Por que as pessoas se tornam pessimistas?

Em geral, as pessoas pessimistas apresentam características em comum relacionadas à sua infância e à educação que receberam:

  • Foram criadas com muitas cobranças e críticas, e cresceram se cobrando demais e colocando a atenção apenas no que está errado;
  • Não eram elogiadas e reconhecidas, passando a duvidar de sua capacidade individual e desenvolvendo baixa autoestima;
  • Eram comparadas e se sentiam inferiores, se tornando perfeccionistas para agradar os pais;
  • Os pais eram muito pessimistas, passando este modo de ver as coisas para os filhos;
  • Passaram por muitas dificuldades e tudo era obtido apenas com muito esforço e dificuldade;
  • Foram superprotegidos na infância, e cresceram acreditando que o mundo é muito perigoso e que algo ruim está para acontecer.

Como influenciar positivamente um pessimista

Quem trabalha com uma pessoa pessimista pode sentir o ambiente ficar mais pesado e desgastante. Como nem sempre é possível se manter afastado dessas pessoas, é importante encontrar formas de combater essa energia negativa. Veja algumas atitudes que podem ser tomadas a seguir:

Seja um comunicador positivo

Faça o possível para extrair o melhor de cada situação e converse sobre o lado positivo das coisas. Da mesma forma que um ambiente de trabalho ruim pode influenciar no humor das pessoas, a positividade de uma pessoa também pode interferir no ambiente como um todo.

Seja um transformador

Por mais que a vontade seja se afastar de quem vive de cara fechada e reclamando de tudo, faça um esforço para deixar o ambiente mais leve e positivo. Algumas atitudes que você pode adotar são:

  • Sorria, deseje bom dia e abrace as pessoas;
  • Não alimente reclamações e fofocas, preferindo mudar de assunto ou mostrar o lado bom das pessoas e situações;
  • Ofereça ajuda quando as pessoas tiverem alguma dificuldade;
  • Agradeça por um trabalho bem feito;
  • Dê feedbacks positivos;
  • Quando uma pessoa pessimista fizer comparações, aproveite para mostrar que cada indivíduo é único e tem suas capacidades;
  • Mostre o lado positivo de cada situação e não force a pessoa a concordar;
  • Fale ”por favor” e “obrigado”;
  • Envie mensagens de motivação e reconhecimento;
  • Caso você tenha abertura para isso, converse com o pessimista e se ofereça para ajudá-lo a enxergar o lado bom das coisas.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Quando você sabe lidar com suas emoções, automaticamente aprende a lidar com as emoções dos outros. Se você quer desenvolver a capacidade de se relacionar positivamente com as pessoas, se comunicando de forma assertiva e persuasiva, desenvolva sua Inteligência Emocional.

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