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© Depositphotos.com / VGeorgiev Existem diversos fatores que podem levar um profissional a ficar desmotivado, um deles são os problemas de relacionamento com os colegas e a falta de reconhecimento financeiro.

A maioria das pessoas passa a maior parte do dia no trabalho, convivendo mais tempo com os colegas de profissão do que com sua família. Uma vez que as pessoas dedicam muitas horas de suas vidas às atividades profissionais, não é nada viável ou saudável ir dormir sofrendo por ter que trabalhar no dia seguinte.

Caso isso ocorra com você, talvez seja hora de fazer uma revisão na vida profissional como um todo, de modo a identificar as causas da desmotivação no trabalho e resolver o problema.

6 problemas que levam à desmotivação e como lidar com eles

Problemas de relacionamento com os colegas

Embora seja até natural ter algum tipo de dificuldade de relacionamento no ambiente de trabalho, este é um dos fatores que mais causam desmotivação profissional. Passar o dia rodeado por pessoas com quem não se tem afinidade pode ser desagradável, mas é importante entender que é possível escolher os amigos e parceiros, mas não os colegas de profissão. É importante tentar enxergar os pontos positivos dos colegas e aceitar as pessoas como elas são.

Falta de propósito

Ter um propósito é essencial para permanecer motivado. Quando o indivíduo não consegue ver uma missão em suas atividades profissionais e não sente que existe valor no que faz, a desmotivação é certa. Neste caso, é importante entender que tudo tem um propósito: conecte-se à missão da sua empresa, descubra quantas pessoas ela auxilia e entenda o seu papel nesse contexto.

Falta de reconhecimento financeiro

O reconhecimento financeiro traz um sentimento de valorização. Muitas pessoas sentem que deveriam ganhar mais para realizar suas atividades. Se este for o seu caso, é importante fazer um planejamento e pensar em bons argumentos para conversar com seus superiores, explicando sua situação financeira a eles e falando que é necessário estar com as contas em dia para se concentrar totalmente no trabalho.

Perfeccionismo

O excesso de exigência com seu próprio trabalho é um grande vilão da produtividade. Pessoas perfeccionistas estão sempre muito preocupadas com pequenos detalhes, tendendo a desenvolver ansiedade e estresse. A verdade é que a perfeição não existe e, quanto mais os indivíduos buscam por ela, mais acabam se frustrando. Maneirar nas críticas e exigências consigo mesmo é fundamental para ter motivação no trabalho. É preciso entender que não é necessário ser o melhor, mas sempre dar o seu melhor.

Estresse

O estresse é o grande vilão da vida moderna, sendo um gatilho para vários transtornos psicológicos. É importante não deixar que o trabalho consuma todo seu tempo e realizar outras atividades que tragam satisfação: praticar esportes, sair com os amigos ou ir ao cinema, por exemplo. Tenha o cuidado de se desligar do trabalho de vez em quando e recarregar as energias para o próximo dia.

Falta de identificação com o seu cargo

Se você precisa fazer um grande esforço para realizar suas atividades, atingir resultados, não gosta ou não tem habilidade para cumprir suas tarefas e sente que seria mais feliz realizando outro tipo de trabalho, é hora de rever os rumos da sua vida profissional. Avalie seus talentos e habilidades e descubra qual carreira pode trazer mais satisfação e prazer à sua vida. Converse com seus gestores para uma possível mudança de área ou, se for o caso, avalie uma mudança de profissão.

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