Liderando um time campeão

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Não importa quão bom seja o atacante do seu time, se o seu zagueiro não estiver tão comprometido quanto o seu atacante, não adianta, a sua equipe não chegará a lugar algum.

Em termos gerais, este foi o tema da nossa última conversa com o time de futsal do Sport Clube Corinthians Paulista; conversa que dá continuidade a uma grande parceria entre o gigante do Parque São Jorge e a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, da qual o presidente é este que vos fala.

E fora das quatro linhas, é claro, essa ideia é mais importante do que nunca.

As mudanças na tecnologia e o aumento da globalização significam que as organizações estão enfrentando problemas tão complexos que um único indivíduo simplesmente não pode possuir todo o conhecimento necessário para resolvê-los.

Quando os membros de uma equipe usam suas habilidades únicas para brilhar em suas próprias funções, ao mesmo tempo em que estão em harmonia, em cooperação, com o restante da equipe, isso cria uma série de benefícios.

Maior produtividade 

Receber um tapinha nas costas do chefe pode aumentar a motivação de um funcionário, mas receber elogios de um membro da equipe pode ser ainda mais eficaz.

O Relatório de Engajamento de Funcionários e Cultura Organizacional da TINYpulse pesquisou mais de 200.000 funcionários. E os participantes relataram que ter o respeito de seus pares foi a razão mais forte que eles apresentaram para ir além no trabalho.

Assumir riscos mais inteligentes

Quando você trabalha sozinho, pode hesitar em colocar seu pescoço em risco. Mas quando você trabalha em equipe, sabe que tem o apoio de todo o grupo para recorrer em caso de falha. Essa segurança normalmente permite que as equipes assumam o tipo de risco que é necessário para conquistar grandes objetivos.

E aqui está um fato curioso: as ideias mais disruptivas geralmente vêm de equipes pequenas. É o que sugere uma pesquisa recente na revista Nature. Certamente porque equipes maiores discutem mais, o que pode atrapalhar a criação e produtividade de seus membros.

Uma pesquisa conduzida pela Wharton Business School, da Pensilvânia, nos EUA, reforça essa informação; equipes de duas pessoas levaram 36 minutos para construir uma figura de Lego, enquanto equipes de quatro pessoas levaram 52 minutos para terminar.

Portanto considere seguir a “Regra das 2 Pizzas” do CEO da Amazon, Jeff Bezos: não importa o tamanho da sua empresa, as equipes não devem ser maiores do que duas pizzas podem alimentar.

Menos erros

Se sua equipe tiver boa energia – você se encoraja e se inspira e se diverte juntos – você se sentirá menos estressado. Qualquer pessoa com alguma experiência de vida sabe que o estresse nos torna estúpidos e nos leva a cometer mais erros.

Claro, o inverso também é verdadeiro: quando sua equipe se sente menos cansada, você comete menos erros. Vale a pena ter isso em mente, especialmente se você for um dos 61% dos trabalhadores que citam o trabalho como uma fonte significativa de estresse.

Criatividade expandida

Quando pessoas com perspectivas diferentes se reúnem em um grupo para um brainstorm, ideias inovadoras podem surgir – com uma ressalva. A pesquisa mostra que isso só pode acontecer quando a comunicação dentro da equipe é aberta e colaborativa. As soluções mais criativas só podem surgir quando há um nível de confiança que permite que os membros da equipe tenham plena liberdade para fazer perguntas “estúpidas”, e propor ideias inovadoras, sem serem criticados.

Última dica

Nem todos processam as informações da mesma maneira. Algumas pessoas gostam de pular imediatamente para o modo de resolução de problemas, enquanto outras preferem tempo para reunir seus pensamentos e considerar várias opções antes de fazer uma contribuição; a auto-responsabilidade é a chave.

Uma forte cultura de auto-responsabilidade lhe permite conceder plena liberdade aos seus colaboradores para que eles cumpram suas atribuições da maneira que eles acharem melhor.

Posts Relacionados

1. Autoconsciência O primeiro grande passo que você precisa tomar,

Leia Mais ►

Trabalhar sob pressão é uma das habilidades psicológicas mais importantes

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Conexão USA 🇺🇸!

Uma experiência profunda e impactante… agora para os Brasileiros nos EUA 🇺🇸!

Aguardem… dia 22 de Outubro de 2022!🚀🇧🇷🇺🇸

#conexão #usa #eua #rodrigofonseca #SBIE #inteligenciaemocional
#desenvolvimentoemocional