Lições de Inteligência Emocional para o relacionamento entre irmãos que não se falam

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / AndreyPopov As brigas entre irmãos são bem comuns e os motivos costumam mudar ao longo da vida.

Muitos estudos na literatura psicológica abordam a complexidade dos relacionamentos entre irmãos, e até o livro mais antigo do mundo (a Bíblia) relata uma relação complicada entre pessoas que compartilham este tipo de parentesco: trata-se da história dos irmãos Caim e Abel, que é marcada pela inveja e terminou em assassinato.

O fato é que as relações entre irmãos geralmente contam com a presença do ciúme, um sentimento que pode ser considerado normal até certo ponto. É natural que exista uma competição pela atenção dos pais ao longo da infância e da adolescência, mas essa é uma situação que pode acabar evoluindo para a inveja e pode até chegar ao ódio, impossibilitando uma convivência harmoniosa entre os irmãos.

Existe uma ambivalência presente na relação entre irmãos: as brigas são comuns e os motivos costumam variar ao longo da vida. Primeiro começa com o ciúme e a disputa pela atenção e aprovação dos pais, depois as discussões giram em torno de conquistar mais espaço e, mais para frente, os desentendimentos são gerados pela presença de pensamentos e tipos de personalidades diferentes.

Caso os pais tenham dado pouca atenção para esse tipo de comportamento dos filhos, a possibilidade de o conflito entre os irmãos se estender até a vida adulta é muito grande. Para solucionar esses problemas, existem algumas lições de Inteligência Emocional que podem ajudar a melhorar o relacionamento entre irmãos:

Lições de Inteligência Emocional para o relacionamento entre irmãos

Tenham autoconhecimento

Os padrões de comportamento, maneiras de pensar e mecanismos de proteção de cada indivíduo são resultados daquilo que um dia a pessoa interpretou, aprendeu e projetou. Para melhorar o relacionamento com seu irmão e todos do seu convívio, portanto, é necessário olhar para si mesmo e entender como seus próprios gatilhos impedem o estabelecimento de uma relação harmoniosa com seu irmão.

Mude a atitude

Se a relação entre vocês é marcada pela inveja e ciúme, comece a agir de maneira diferente: converse, fale do passado e externe os fatos e comportamentos que desencadearam a configuração deste tipo de relacionamento com seu irmão.

Tenha empatia

Colocar-se no lugar do outro é a melhor maneira para entender os comportamentos das pessoas do seu convívio. Este é um excelente exercício que certamente ajudará a mudar a maneira como você enxerga seu irmão e como é sua relação com ele.

Olhe para as qualidades

Todas as pessoas possuem qualidades e pontos que precisam ser melhorados. Passe a reconhecer e ressaltar os pontos positivos do seu irmão sempre que possível, melhorando naturalmente a relação entre vocês.

Perdoe

Saber perdoar não apenas melhora a relação familiar, mas também favorece a aceitação e a convivência com as particularidades de cada um. Além disso, o perdão faz com que você se liberte de bagagens emocionais pesadas e desnecessárias.

Desenvolva a Inteligência Emocional

Se as dificuldades de relacionamento com seu irmão estão privando você de uma convivência saudável e harmoniosa com ele e com os outros integrantes da família, chegou a de fazer algo para resolver o problema: conheça o Método LOTUS e descubra como mudar sua relação com você mesmo e com as pessoas que você ama.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter