Imagem pessoal: como desfazer uma má impressão no trabalho

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A impressão que deixamos em uma pessoa está relacionada a diversos fatores, tais como: comportamentos, hábitos, postura, ética, conhecimentos, habilidades e competência. É essencial aplicar esses fatores de maneira correra, de modo a alcançar credibilidade e confiança.

Estudos afirmam que são necessários apenas três segundos para que alguém forme a primeira impressão sobre uma pessoa. Nesses escassos segundos, os principais fatores que influenciam na formação da imagem são: a visão (conjunto da imagem) do primeiro impacto, o tom da voz, a adequação das palavras utilizadas e a linguagem corporal.

Nem sempre somos capazes de causar uma boa impressão, especialmente se não conhecemos a pessoa direito e ela ainda não tem uma imagem formada de nós. Nesses casos, ela nos interpreta de acordo com a sua própria visão.

Se você se deu mal logo de cara e agora precisa reverter uma má impressão, veja nossas dicas abaixo:

Como desfazer uma má impressão no ambiente de trabalho

Avalie se é importante

Deixar más impressões faz parte da natureza humana, uma vez que todas as pessoas são diferentes e não é possível agradar sempre. Por isso, pergunte-se: importa mesmo consertar isso? Vale a pena? A pessoa me influenciará de forma negativa? Eu faço questão de me relacionar com a pessoa de forma positiva?

Não deixe o tempo passar

Da mesma forma que as primeiras impressões acontecem rápido, sua reação também precisa ser imediata: assim que decidir que vale a pena tomar uma atitude, faça isso o mais rápido possível. Desculpe-se imediatamente, pois pedir desculpas quando o erro realmente existe é uma forma eficiente de preservar relacionamentos.

Admita que você errou

Cometer erros é normal. Quando você sabe lidar com seus erros sem excesso de autocritica, não há necessidade de se aprofundar nas justificativas. Você deve reconhecer que o que fez era o melhor que tinha disponível naquele momento, ainda que não tenha sido a melhor coisa. A partir daí, apenas admita seu erro sem se justificar demasiadamente.

Seja sincero e mostre quem é você

Seja sincero e explique qual era seu objetivo na situação, mostrando um lado diferente e mais favorável da sua personalidade. Tenha paciência e, dia após dia, mostre que foi apenas um comportamento isolado, mas que você não se limita a ele. Conquiste aos poucos a confiança da pessoa, mostrando seus potenciais e pontos positivos.

Atitudes para manter uma boa impressão

Veja algumas atitudes importantes para manter uma boa impressão nas suas relações:

Saiba lidar com suas emoções, mantendo o controle sobre elas;

– Evite fofoca, e não se envolva com o que não lhe diz respeito;

– Seja pontual, sempre respeitando os horários;

– Seja proativo, mostrando que está à disposição para ajudar no que estiver ao seu alcance;

– Não reclame e tenha palavras e pensamentos positivos;

– Esteja disposto a aprender coisas novas, sendo humilde;

– Seja responsável, competente e ético.

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