Gagueira: o mal que se agrava com a falta de Inteligência Emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photographee.eu

Está chegando o dia 22 de outubro, Dia Internacional de Atenção à Gagueira, uma perturbação da fala que tem origem psicomotora. Esse conhecido problema é caracterizado pela repetição de sons e sílabas ou até interrupções involuntárias.

Essas pausas na fala podem ocorrer por diversos motivos e são comuns ao precisar enfrentar inseguranças pontuais, como, por exemplo, ler um texto em voz alta para um grande número de pessoas ou naquela hora de dar uma desculpa para o chefe porque chegou atrasado. Porém, o problema pode ser crônico e causar alguns impedimentos na rotina diária ao tentar se comunicar e até mesmo ao fazer um simples pedido em um restaurante.

A data surgiu em 1998 por uma iniciativa da International Fluency Association (Associação Internacional da Fluência) e a International Shuttering Association (Associação Internacional da Gagueira) . O Brasil também integra as campanhas do Dia Internacional da Gagueira desde a primeira edição, a Associação Brasileira de Gagueira e o Instituto Brasileiro de Fluência promovem campanhas sobre o tema.

Aproximadamente 5% da população mundial é afetada pela gagueira durante o desenvolvimento da fala e, dependendo de diversos fatores, o problema pode se tornar crônico. Cerca de 1% da população mundial gagueja cronicamente, isso significa que 70 milhões de pessoas em todo mundo sofrem com o distúrbio.

Hoje em dia, a ciência diz que o problema é ocasionado por fatores variados como:

  • Genética;
  • Condições médicas;
  • Fatores sociais: quando a criança, se desenvolve em um ambiente familiar que facilita o problema. Ambientes muito agitados, com pessoas que costumam falar de maneira muita rápida ou usam linguagem muito complexa para a capacidade de entendimento da criança.

Fatores psicológico e emocionais podem ser considerados como agravantes. Crianças que possuem predisposição para o problema, podem manifestar a gagueira após passarem por um episódio de maior impacto emocional.

O tratamento para gagueira envolve sessões de fono, que irão auxiliar o paciente na aprendizagem de técnicas a serem usadas durante a fala. Tratar os aspectos emocionais que agravam o distúrbio também é extremamente importante para a eficácia do tratamento.

Trabalhar a timidez, não deixar de se expressar e dizer o que pensa ou sente e entender os gatilhos emocionais que agravam o problema são ações fundamentais para as pessoas que sofrem com a gagueira. Ao desenvolver a Inteligência Emocional, é possível criar a capacidade para entender os gatilhos que agravam o distúrbio e também aprender a controlar as emoções e direcioná-las de maneira positiva.

Se você sofre desse mal ou conhece alguém que sofra, desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS, um treinamento que trabalhará suas emoções e despertará o grande potencial que existe em você.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter