Feedback negativo: saiba como lidar com críticas destrutivas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Drogatnev É preciso desenvolver a Inteligência Emocional para lidar com feedbacks de maneira saudável

Existem muitas maneiras de dar e receber um feedback. As críticas podem ser construtivas e, ao recebê-las, é possível perceber os pontos em que você anda se equivocando e realizar uma correção de percurso. Porém, existe também aquele feedback destrutivo e que pouco agrega. Pior que isso: uma crítica agressiva pode ser um verdadeiro veneno e você precisa se blindar para não acreditar nela. Como? Neutralizando seus efeitos com algumas estratégias de Inteligência Emocional.

Frases como “você nunca consegue fazer nada da maneira correta” ou “o seu jeito de ser é difícil de lidar”, podem soar agressivas e até mesmo genéricas. Seja no ambiente corporativo ou no familiar, esse tipo de crítica pode pode trazer muitos prejuízos.

Para barrar seus efeitos, é preciso entender que a crítica é essencial para o ser humano. Apenas com ela podemos buscar evolução e mudança. Quando não conseguimos avaliar os pontos que precisam de melhoria, acabamos parados na zona de conforto e seguimos segundo a lei do mínimo esforço.

Nunca é fácil receber uma crítica e olhar para os pontos negativos, traços da personalidade que incomodam ou para os padrões e crenças limitantes que todos carregam. Alguns indivíduos não sabem fazer críticas e acabam ofendendo e humilhando. Pode ser bastante doloroso e desconfortável, porém é preciso entender que a vida é feito de erros e aprendizados.

É a partir da crítica, por mais dolorosa que ela seja, que percebemos o que precisa ser aprimorado e modificado.

 

Como lidar com feedbacks negativos e aceitar críticas construtivas?

Os feedbacks existem para construir um movimento de mudança em determinado ponto da vida. Mas, algumas pessoas tem uma certa dificuldade e uma falta de tato para criticar. Ou então, possuem uma necessidade de humilhar para se sentirem mais seguras e confiantes.

É preciso fazer um esforço consciente e tentar compreender os motivos desta pessoa e tentar não levar para o lado pessoal. Saber relevar e tentar mostrar que existem outros aspectos positivos que podem ser explorados é uma ótima saída. De maneira geral, quem tem a tendência em exagerar nas críticas, também foram muito criticadas durante sua formação e tiveram apenas seus erros destacados.

Saiba relevar

Por mais complicado que seja, compreenda: quem tece a crítica geralmente também sofre muito. Se a pessoa critica, é bem provável que ela seja muito autocrítica e se cobre demais. A consequência: o indivíduo acaba projetando toda sua frustração em outras pessoas.

Saiba se impor

Caso você tenha saído ofendido após uma crítica, fale abertamente sobre a situação específica e como você se sentiu. Muitas vezes, o comportamento crítico é inconsciente e quem faz a crítica nem percebe o quanto pode ofender o outro.

Invista em Inteligência Emocional

Desenvolver a Inteligência Emocional é desenvolver a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Com isso, é possível criar a capacidade de lidar melhor com as críticas e se relacionar de maneira mais assertiva. Conheça o Método LOTUS e amplie sua capacidade em lidar com as críticas.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter