“Eu me acho feia”, o que eu faço?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photographee.eu A insegurança e falta de amor próprio fazem com que algumas pessoas se sintam inferiores ou mais feias que as outras.

Todas as pessoas conhecem a tradicional história do Patinho Feio — um filhote de cisne que foi chocado por uma pata e, sem saber de sua verdadeira identidade, passa a ser hostilizado pela família e por outras aves. Esse conto mostra como muitas pessoas se sentem em suas vidas: um patinho feio em comparação às outras pessoas.

“Eu me acho feia” pode parecer uma frase de adolescente, mas é muito comum encontrar pessoas já adultas que continuam se sentindo como o patinho feito. Essas pessoas não conseguem amar a si mesmas, desenvolvendo insegurança, baixa autoestima e complexo de inferioridade.

A busca pela perfeição e a falta de amor próprio são os principais motivos que fazem uma pessoa se sentir incapaz e inferior. Por não conseguir reconhecer seu próprio valor e não encontrar a perfeição, ela não é capaz de se amar, criando o hábito de se diminuir e se anular.

Se você se identificou com essa situação e não sabe o que fazer para mudar, vale a pena conhecer algumas dicas de Inteligência Emocional para começar a se amar verdadeiramente:

Dicas para ter mais amor próprio e se achar mais bonita

Pare de se comparar

Pare de comparar as coisas que você tem e o que você é. Sempre vai existir alguém que é melhor do que você em alguma coisa, assim como você é muito melhor do que os outros em determinadas atividades. Todas as pessoas têm pontos fortes e pontos fracos, e ficar se comparando com os outros só gera frustração.

Cada vez que você se compara a alguém, você anula suas qualidades e particularidades. Talvez você não saiba, mas muitas pessoas gostariam de ter algumas coisas que você tem.

Foque no positivo

Pare de focar apenas nas coisas que estão erradas e naquilo que você não gosta em você. Comece a olhar para suas qualidades e encontre coisas que você admira em sua personalidade e em seu corpo. Olhe com atenção e explore o que você tem de bom.

Aceite-se

Existem aspectos físicos que podem ser mudados, como o cabelo, a forma física, o formato do nariz ou o tamanho das orelhas. Caso promover essas mudanças seja uma coisa realmente importante para você, procure a melhor alternativa e trabalhe para mudar o que te incomoda.

Outras características, entretanto, não podem ser mudadas — como a estatura ou o tipo físico. Nesse caso, é importante que você pare de lutar contra aquilo que você é e aceite suas características físicas.

Abandone os rótulos

Reflita sobre tudo o que seus colegas e familiares já disseram sobre suas características físicas, sua personalidade e sua capacidade. Perceba o quanto você ainda permite que essas vozes interfiram na sua vida e jogue fora todos os rótulos que foram colocados em você. Construa uma maneira mais amorosa de olhar para si mesma.

Lembre-se de suas vitórias

Escreva sobre os sucessos que você já teve na vida, sobre todas as realizações de que você se orgulha e sobre todas as suas memórias mais importantes e especiais. Sempre que você se sentir incapaz de fazer alguma coisa, reveja esta lista e lembre-se de como você é uma pessoa capaz e fantástica.

Cuide de suas emoções

Um indivíduo que se acha feio não tem amor próprio e, por isso, tem o desejo de ser igual a outra pessoa. Se você quer começar a se amar, precisa olhar para você e para sua história de vida. Conheça o Método LOTUS e comece uma história de amor com você.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter