Entrevista sobre dependência emocional com a psicóloga e especialista emocional, Helena Campos!

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

entrevista com especilista emocinal e psicóloga sobre dependência emocional.
[Autoria: Design Sbie] Entrevista com a psicóloga e especialista emocional, Helena Campos.

“Vejo a Psicologia como minha profissão, mas a Inteligência Emocional é a minha paixão”, afirma Helena, psicóloga e especialista emocional da Sbie.

Resolvemos conversar com ela para tirar algumas dúvidas sobre o tema dependência emocional. Um assunto complicado para aqueles que se encontram ou conhecem alguém que esteja nessas condições.

O resultado foi um bate-papo cheio de descobertas e conhecimento. Afinal, Helena atua na área há mais de oito anos e tem o sonho de multiplicar a inteligência emocional para o maior número de pessoas que puder.

É importante ter em mente que além da dependência emocional, existe a codependência emocional.

Enquanto o dependente necessita da outra pessoa para se sentir feliz, o codependente tem a compulsão em cuidar do outro para se sentir realizado (saiba mais sobre o assunto neste vídeo exclusivo da Sbie).

Quando isso acontece em um relacionamento, independente de qual seja, as duas partes acabam alimentando essas emoções e necessidades confusas, que não são nada saudáveis.

Como estamos vivenciando uma época de diversas inconstâncias — a indústria, a tecnologia, a ciência, os costumes culturais —, compreender a si mesmo é o primeiro passo para o progresso.

Está preparado(a) para encontrar o auxílio que precisa?

Confira, abaixo, e tenha uma boa leitura!


1. Como a dependência emocional é definida pela psicologia?

Olha, você encontrará diversas definições. A psicologia tem essa necessidade de nomear as coisas. Em geral, falamos que é uma doença emocional marcada por um relacionamento disfuncional.

Mas eu vejo além disso. Se trata de uma pessoa – tanto o dependente quanto o codependente – que busca amor, aceitação, necessidade de ser visto. Então, ela usa vários artifícios para alcançar isso. Sem refletir se são hábitos saudáveis ou não.


2. Quais são as principais causas que fazem essa condição surgir na personalidade de alguém?

O principal fator é familiar. A base dessa dependência é a mãe e o pai (ou outra pessoa que represente esses papéis).

Lá na infância são criadas as primeiras dependências, e o modo como a criança percorre esta fase gera consequências em sua vida adulta.

Ao viver em uma família problemática, por exemplo, a criança trará sentimentos como não se sentir amada e querida. Assim, pode desencadear uma dependência emocional ao buscar isso na vida adulta, vivendo relacionamentos disfuncionais.

Helena, no Treinamento Lotus Inteligência Emocional, em julho de 2019.

3. É uma linha tênue entre o ciúme e a dependência emocional?

O ciúme também tem base na infância. Ele é aquilo que você não consegue lidar sozinho, como a sua autoestima, insegurança, medo da perda etc.

É unilateral, a pessoa pode sentir e não demonstrar por medo de como o outro vai enxergar aquilo.

Mas, quando há o sentimento de “não vou conseguir viver sem esta pessoa”, se torna então uma dependência emocional.


4. A dependência emocional tem cura?

A cura vem através da percepção de que aquilo é uma doença, algo que ela aprendeu e pode reaprender.

Dizemos na Inteligência Emocional que temos caminhos neurais já prontos. “Todas as vezes que me perguntam x, eu respondo y”, “toda vez que acontece isso na minha vida, a minha reação é essa”, isso é ir por um caminho neural que já está pronto no inconsciente.

Quando percebo que não deveria responder de tal jeito e depois faço isso de uma maneira diferente, estou criando um novo caminho neural, até o momento em que essa reação se torne natural.


5. Algumas pessoas, talvez a maioria, não percebem que estão com esses indícios. Como fazer com que elas despertem e busquem ajuda?

Para mudar, ela precisa reconhecer o problema nela mesma. Por isso é tão importante que o outro diga o que sente: “não quero que você faça mais isso”, “sua atitude está demais”, “você está me controlando”, “isso me atrapalha”.

Há outros meios de se obter o despertar: textos na internet, reportagens na TV, ouvir a história de superação do outro, um curso, percepção de que algo está errado e não conseguir identificar o que é…

E essa consciência pode acontecer num período curto, longo ou nunca chegar.

Tem gente que fica nessa condição porque já está acostumado, e se mudar, mexe nas feridas, se questionando se saberá lidar com essa dor.

Helena, no evento CONEXÃO, realizado pela Sbie em outubro de 2018.

6. A dependência emocional acontece apenas em relacionamentos amorosos?

Não, acontece entre pais e filhos, amigos, em qualquer tipo de relacionamento.

O dependente pode ser dependente emocional em diversos aspectos: em algo físico (como o cigarro e a comida), em atitudes (como o vício nos estudos), e por aí vai.

Os vícios vêm para preencher vazios. Essa pessoa só vai se curar quando identificar onde está o vazio dela. Porque é uma dependência emocional causando uma dependência física.

E quando as pessoas percebem esse vazio, elas deixam de ser dependentes, pois começam a preenchê-lo de outra forma.

Por exemplo, pessoas param de fumar e emagrecem no Treinamento de Inteligência Emocional, justamente por encontrarem este caminho.

Até as predisposições desses vícios possuem um motivo, que está na história de vida, vindo da infância.


7. Como a Inteligência Emocional pode ajudar?

O gerenciamento de suas emoções vai te ensinar a se conhecer, a se respeitar, entender que você precisa se amar em primeiro lugar. Quando isso acontece, você permite que o outro entre no seu universo e te ame do jeito que você é, sem a necessidade de precisar do outro para viver.

É você entender que não precisa guardar suas emoções para se sentir aceito e amado, mas sim expressá-las: “eu não gosto disso”, “eu não quero isso”. Vivenciando verdadeiramente o você, sem precisar fugir da dor para viver apenas o amor ou fugir do amor para viver na dor.

A Inteligência Emocional leva da consciência de seus programas emocionais a vivência na prática, reprogramando-os, dando um novo olhar sobre as vivências deste receptor, levando-o a viver uma vida emocionalmente saudável.



Eai? Gostou da entrevista? Então, aprenda ainda mais sobre o tema em nosso e-book exclusivo, Inteligência Emocional — Entenda Profundamente As Emoções Humanas.

Se você conhece alguém que possa estar vivenciando uma dependência emocional, compartilhe esse conteúdo e ajude a transformar vidas!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter