Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / lightsource A motivação é essencial para ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, e pode ser separado em dois tipos: intrínseca e extrínseca.

A motivação é indispensável para que as pessoas realizem até as tarefas mais simples do cotidiano, sendo essencial para estimular o crescimento individual e profissional e fazer com que os objetivos e sonhos sejam alcançados. Esse impulso pode ser despertado nos indivíduos de maneira intrínseca ou extrínseca, saiba as diferenças entre esses dois tipos a seguir:

Motivação intrínseca e extrínseca

Motivação intrínseca

Esse tipo de motivação depende do próprio indivíduo e está ligado às prioridades, valores e desejos internos de cada pessoa. Esse estado de motivação é uma habilidade que leva à superação e ao desenvolvimento contínuo do indivíduo ao longo de sua vida.

Para aumentar esta capacidade de automotivação, é essencial que você desenvolva o autoconhecimento, de modo a se tornar capaz de entender o que te impulsiona, quais são seus valores e o que te motiva a realmente correr atrás das coisas e sair da zona de conforto.

Motivação extrínseca

A motivação extrínseca é ambiental, sendo muito importante no ambiente corporativo para manter os funcionários empenhados e envolvidos com a empresa. Alguns gestores utilizam sistemas de compensação que dão prêmios aos funcionários que atingem suas metas.

Vale destacar que essas duas formas de motivação estão intimamente ligadas: se um funcionário sempre atinge resultados satisfatórios, cumpre prazos, possui um comportamento proativo e não é reconhecido, sua motivação intrínseca naturalmente cairá.

Dicas para aumentar a motivação

Tenha autoconfiança

A motivação está diretamente ligada à autoconfiança. Uma pessoa que não confia em si mesma não terá segurança para realizar as coisas por conta de seu medo de errar, ser julgada, rejeitada ou ridicularizada. A dica é estudar suas potencialidades individuais, forças e virtudes, de modo a aumentar sua confiança e vontade de dar o melhor em todas as situações.

Descubra o que te faz feliz

Se manter motivado exige autoconhecimento. As pessoas possuem necessidades diferentes e, consequentemente, são motivadas por razões diferentes. Ter consciência do que traz felicidade para sua vida e quais são seus sonhos e metas é fundamental para manter-se motivado diante das situações e desafios que surgirem ao longo do caminho.

Contagie os outros

Pessoas motivadas são capazes de levar a motivação para quem está ao seu redor. Em um ambiente corporativo, quando os colaboradores estão alinhados e com os mesmos objetivos e propósitos, as competições, conflitos desnecessários e disputas de ego acabam ficando naturalmente de lado.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter