Inscreva-se para receber nossa newsletter

No lado direito, há uma mão segurando uma caneta, que remete a um aluno fazendo a prova do ENEM. Do lado esquerdo, está o título do artigo: ENEM 2020: 4 dicas para potencializar seus estudos.

É inegável, que a Covid-19 afetou a todos de alguma forma. Seja de maneira pessoal, profissional, acadêmica ou familiar. Todos sentiram, direta ou indiretamente, os desafios e as dificuldades que o ano de 2020 propôs para as pessoas. Assim como, para os estudantes que estavam se preparando para o ENEM e os demais vestibulares, a situação não diferente.

Em meio ao isolamento social imposto, e às mudanças para o “novo normal”, é completamente aceitável que os estudantes se sintam perdidos.

As aulas presenciais cederam espaço para o EAD (ensino à distância), e para a grande maioria, o foco e atenção nos estudos nunca foi tão importante. É mais que claro, que no conforto da própria casa, as coisas funcionam de maneira diferente, e as distrações estão por toda parte. Além de que, muitos desses estudantes não possuem se quer um ambiente adequado para se concentraram em suas atividades.

Afinal, como a pressão desse momento pode afetar os estudantes?

Por outro lado, existem também aqueles que sentem, de forma intensificada, toda pressão que a prova do ENEM representa. Sentem que toda sua vida se resumirá nos resultados que conseguirem nesse teste. Então, caso se saiam bem, terão uma vida de sucesso e prosperidade. Porém, se forem mal, estarão fardados a uma vida de fracasso pessoal e profissional.

Essa, é uma ideia que insiste em se fazer presente na mentalidade das pessoas mais jovens, e que precisa ser eliminada de uma vez por todas! Esse é o pensamento responsável por motivar esses estudantes, a se desgastarem emocionalmente ao máximo, em troca de uma nota.

Então, sim, estudar e se empenhar para conseguir um bom resultado, é importante, mas nunca, em hipótese alguma, você deve comprometer o seu bem-estar e a sua saúde mental. Por isso, separamos algumas dicas para que você não se perca no meio de tantos livros:

4 dicas para potencializar seus estudos

  • Faça pausas a cada 30 minutos de estudos (no máximo): é importante ter um descanso para que você tenha o melhor rendimento possível enquanto está concentrado. Não interprete o período de pausa como uma “perda de tempo”, mas sim, como um investimento de tempo para absorver melhor os conteúdos quando estiver concentrado.
  • Durma 8 horas por noite: o sono é um fator indispensável para quem está se dedicando aos estudos. É o período em que você precisa descansar corpo e mente para recuperar a energia e disposição para encarar mais um dia de estudos!
  • Não deixe de praticar exercícios regularmente: a prática de atividade física é comprovadamente, um fator que potencializa a concentração e capacidade de memorização. O que são pontos fundamentais na hora dos estudos.
  • Tenha metas de estudo: a organização é sempre uma peça chave para facilitar qualquer processo que exige tempo e esforço. Além disso, estabelecer metas pode ser também um fator que melhora muito o rendimento do seu tempo, já que você não precisa se esforçar menos para absorver o conteúdo!

Para concluir, nós, da equipe SBIE, gostaríamos de desejar boa sorte a todos os candidatos do ENEM 2020!

Leia também: Estratégias de quem busca motivação para estudar para concurso e vestibulares

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter