DISC: qual o seu perfil comportamental?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Equipe SBie O Teste DISC tem como objetivo avaliar o comportamento das pessoas em um determinado contexto

Os testes comportamentais são ferramentas cada vez mais utilizadas no mundo corporativo. Por meio deles é possível identificar o perfil comportamental de cada indivíduo, tornando a distribuição de tarefas mais assertiva. O teste DISC é um dos mais utilizados no meio corporativo por ajudar a alavancar resultados mais produtivos.

O teste avalia o comportamento das pessoas no ambiente em que estão inseridas e os motivos que as levam a apresentar determinadas ações e reações. Baseado na teoria desenvolvida pelo psicólogo William Marston (o criador da Mulher Maravilha), este teste tem como objetivo identificar o perfil profissional e detecção dos pontos fortes e fracos de cada um. Trata-se de um questionário rápido que deve ser respondido intuitivamente, permitindo a identificação do perfil predominante do avaliado.

De acordo com a necessidade do ambiente, um comportamento pode ser considerado favorável ou desfavorável. Quando identificamos os perfis das pessoas que fazem parte de um determinado contexto, temos as informações necessárias para explorar os potenciais e aperfeiçoar as limitações.

O teste DISC, portanto, permite que você descubra seu perfil comportamental, gerando mais satisfação e produtividade na vida profissional e pessoal. Pessoas que realizam atividades alinhadas ao seu perfil tornam-se mais realizadas e felizes profissionalmente.

Teste DISC

A metodologia do teste é bem simples e rápida. Existem quatro colunas diferentes com diversas palavras. A cada linha, existe um grupo de quatro palavras distintas e que expressam características de personalidade diferentes.

Para realizar o teste, a pessoa deve numerá-las (palavras das linhas) de acordo com a escala 1 – 4, sendo 4 a característica que mais se identifica e 1 a que menos se identifica.

O questionário deve ser respondido rapidamente e de maneira inconsciente, de forma que a identificação do perfil comportamental predominante seja assertiva.

Os quatro perfis

De acordo com a avaliação DISC, existem quatro comportamentos básicos nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C).

Segundo Marston, ninguém é 100% um só perfil, e as pessoas costumam ter um ou dois estilos predominantes, sendo que nenhum é melhor que o outro.

Cada coluna de palavras representa um perfil. Ao final do questionário, a pessoa deve somar todos os números designados para cada palavra nas colunas, fornecendo quatro resultados.

A primeira coluna à esquerda representa o perfil Dominante (D). Em seguida, a próxima coluna caracteriza o perfil Influente (I), e assim por diante: a terceira coluna descreve o perfil Estável (S) e a última, o perfil Cauteloso (C).

Perfis comportamentais

Dominante

Frase: “Eu sei o que eu quero”

São pessoas que possuem mais facilidade em lidar com desafios, pois são determinadas, exigentes, ousadas e assertivas. Por outro lado, essas pessoas não são muito atenciosas com os sentimentos e necessidades dos outros, podendo se tornar egoístas.

Influente

Frase: “Juntos somos mais fortes”

São pessoas mais emocionais e que possuem grande habilidade em influenciar pessoas. São animadas, entusiasmadas, extrovertidas e motivadoras. Sabem persuadir, se comunicar e manter o otimismo. Entretanto, essas pessoas constantemente iniciam projetos e não os terminam, e seu entusiasmo pode parecer superficialidade para os outros.

Estável

Frase: “Seria melhor uma abordagem mais calma”

São pessoas que lidam melhor com rotinas e padrões. São paciêncientes, tranquilas, confiáveis, leais, persistentes e gentis. Por outro lado, a estabilidade muitas vezes é acompanhada pelo medo das mudanças e uma grande falta de iniciativa. Pessoas com essa tendência de comportamento possuem dificuldade em lidar com conflitos.

Cauteloso

Frase: “Eu gosto de fazer as coisas do jeito certo”

São pessoas que possuem uma maior facilidade em lidar com regras e processos. São metódicas, analíticas, técnicas e determinadas. Elas seguem ordens e normas, e realizam suas tarefas com um cuidado exemplar. Por serem muito perfeccionistas, tendem a se perder em detalhes e são extremamente críticas — tanto com elas mesmas, quanto com as outras pessoas.

Os benefícios do Teste DISC

Entenda como você, sua equipe ou sua organização podem se beneficiar do DISC. Confira abaixo alguns dos benefícios diretos que o teste DISC pode trazer para você, sua equipe e sua organização.

Autoconhecimento: permite o auto aprimoramento da pessoa em sua vida pessoal e profissional, além de ajudar no entendimento de seus talentos e limitações.

Conheça e entenda o próximo: aumenta a percepção e conhecimento em relação à outras pessoas.

Melhor comunicação: facilita o trabalho em equipe e ajuda a construir relacionamentos mais firmes reduzindo conflitos.

Treinamento de equipes: trabalha as equipes para que se tornem mais capacitadas para desenvolver, vender e atender.

Desenvolvimento de liderança: gerencia de modo mais efetivo ao entender melhor as disposições e prioridades de sua equipe, auxiliando na construção da confiança e cooperação.

Oferece uma linguagem comum para mudança: ajuda a aprimorar a inteligência emocional e construir resiliência organizacional.

A Inteligência Emocional e seu perfil comportamental

Conhecer o seu perfil comportamental DISC pode ser a chave para abrir a porta do auto entendimento e do autoconhecimento, entendendo suas limitações, habilidades e facilidades. A inteligência emocional, por sua vez, pode ser o fator decisivo para que uma pessoa possa tirar proveito de todos os seus talentos, atingindo sua máxima performance e crescendo exponencialmente em todos os âmbitos da vida.

Se você quer trabalhar sua capacidade de se desenvolver e se conhecer para se desenvolver e progredir, conheça o Método Lotus: um treinamento de imersão que te proporciona um mergulho profundo em si mesmo.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter