Depressão Amorosa: o que fazer quando cair nessa armadilha psicológica

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / andrej_k A depressão amorosa é um problema resultante da dependência emocional.

A decepção amorosa pode fazer com que o indivíduo perca a vontade de se relacionar com outras pessoas, inclusive com amigos e familiares. Quando isso acontece, a pessoa se isola e perde o interesse em fazer coisas que antes davam prazer. Com o tempo, a vida vai perdendo a graça e os pensamentos negativos e pessimistas se instalam.

A tristeza se torna um ciclo vicioso: o indivíduo decepcionado alimenta a ideia de que a vida só será feliz com a presença da pessoa amada e, de forma inconsciente, pausa sua vida e seus planos.

Causas da depressão amorosa

A depressão amorosa é uma consequência da dependência emocional, em que o indivíduo projeta todas as suas expectativas e sua felicidade no outro, passando a depender da pessoa amada para se sentir feliz, capaz, para tomar decisões e até mesmo para se sentir amado.

Em geral, a depressão amorosa afeta pessoas inseguras e que sentem muito medo de assumir a responsabilidade sobre a própria vida, tomar decisões erradas e acabar sendo rejeitado. Por isso, esses indivíduos entregam sua vida, suas escolhas, seus planos e expectativas nas mãos do parceiro.

O que fazer para superar a depressão amorosa

Aceite o que não depende de você

Entenda que você não pode mudar o que não depende apenas de você. Você não tem controle sobre as pessoas e ficar se lamentando e lutando contra a situação só dificulta ainda mais a superação.

Resolva as pendências

Não importa o que aconteceu — quem errou, quem foi vitima ou quem atrapalhou. É importante colocar os “pingos nos is” para virar a página, ainda que seja internamente. Não deixe nada pendente, pois carregar mágoas só dificultará o recomeço.

Confie em você

Você é a única pessoa que sabe o que é melhor para sua vida, e não precisa que ninguém faça escolhas por você. Quando busca a opinião do outro, você na verdade está procurando aprovação e aceitação. Quando precisar tomar uma decisão, o melhor a fazer é imaginar qual conselho daria a um amigo que está na mesma situação.

Cuide da sua autoestima

É comum se sentir culpado pelo término de uma relação, e muitas pessoas acreditam que não são boas o suficiente para serem amadas. Comece a gostar de quem você é, aceitando suas fraquezas e tendo orgulho de suas forças.

Dê uma chance para o amor

Enquanto você ficar preso a esse amor que não deu certo, não permitirá que amores verdadeiros cheguem até você, pois estará fechado emocionalmente e energeticamente. Conheça pessoas diferentes, frequente lugares em que a pessoa não esteja e experimente novas atividades.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você deseja transformar sua vida e encontrar força e coragem para recomeçar, se amar e dar a volta por cima, não deixe de conhecer o Método LOTUS. Trata-se de um treinamento de três dias que está transformando a vida de milhares de pessoas.

Posts Relacionados

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de identificar, compreender

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter