Conheça alguns dos principais sintomas emocionais que geram dores no corpo

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / yekophotostudio Quando os sentimentos ruins se acumulam, o corpo encontra formas de manifestar os problemas e sinalizar que alguma cosia está errada.

O corpo físico reflete todas as emoções e experiências de vida de uma pessoa, sejam elas positivas ou negativas. Medo, tristeza, raiva, culpa, mágoa, frustração e sentimento de rejeição deixam a pessoa muito carregada, gerando tensões, dores e desconfortos.

O corpo e a mente não foram feitos para carregar sentimentos ruins e, quando eles se acumulam, o corpo encontra formas de manifestar os problemas e sinalizar que algo está errado. É assim que surgem as doenças e dores emocionais.

A linguagem das doenças

O corpo é muito sincero quando manifesta uma dor, e dá todos os sinais a respeito da origem de um problema. Emoções mal digeridas afetam o estômago, enquanto o excesso de preocupações causa enxaquecas e insônias. Os medos causam ansiedade, o perfeccionismo gera estresse e a falta de flexibilidade causa dores musculares.

Alergias, por sua vez, são manifestações de atritos, indecisões e irritação. A depressão é causada por todas as coisas que o indivíduo não consegue aceitar, as costas doem quando há muito peso para carregar e as dores de garganta surgem quando não se fala o que pensa. Todas as dores se comunicam exatamente como as emoções, afetando a partes relacionadas às suas funções.

Como se livrar de dores emocionais

Encontre a causa da dor

O primeiro passo para se curar e se proteger das doenças emocionais é ampliar sua percepção. Relacione a dor ou doença com a parte do corpo afetada e com as últimas experiências que você viveu, percebendo o que ela quer sinalizar. Uma dor de garganta pode significar que você engoliu alguma situação indesejada ou que deixou de falar algo que estava entalado, por exemplo.

Aprenda a lidar com suas emoções

Todo estímulo externo desencadeia uma emoção positiva ou negativa. Conhecer e administrar essas emoções sem deixar que elas afetem o seu bem-estar é fundamental para que elas não sofrer com dores ou doenças emocionais.

Reflita sobre como você reage frente a cada emoção: como você lida com seus medos? De que forma expressa a sua tristeza e raiva? Você se abala quando se sente rejeitado? A partir dessas respostas, encontre formas mais saudáveis de experimentar e manifestar suas emoções.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A cura para qualquer doença está dentro de você e pode ser alcançada por meio do autoconhecimento. Um dos caminhos mais eficazes para se proteger das doenças e preencher os vazios emocionais é o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Aprenda a cuidar das suas emoções e tenha uma vida equilibrada e saudável: conheça o Método LOTUS e acesse o processo de cura que já existe dentro de você.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter