Conheça 5 dicas de como ter mais paciência no relacionamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Dmyrto_Z Para conseguir ter mais paciência em seu relacionamento, é muito importante ter cuidado com as expectativas, não falar de maneira agressiva, aprender a respeitar e ser tolerante.

Quando nos relacionamos com outra pessoa, passamos a dividir a rotina, os sonhos e também os problemas e desafios diários. Uma relação amorosa não envolve apenas situações prazerosas: é preciso administrar os altos e baixos de maneira coerente, e o ponto chave é desenvolver a paciência e o autocontrole.

É preciso ter em mente que, algumas vezes, os desacordos estarão presentes e isso é completamente normal na rotina de um casal. Afinal, são duas pessoas com princípios diferentes, desejos, valores, bagagens e histórias de vida também distintos.

Para algumas pessoas, a paciência é considerada uma virtude, já outros acreditam que é um hábito. Na verdade, a paciência no relacionamento é uma ação que pode ser desenvolvida e aprimorada. Pensando nisso, a SBie preparou algumas dicas para que você desenvolva mais paciência no seu relacionamento amoroso e evite prejuízos na cumplicidade com o parceiro. Confira:

Dicas para ter mais paciência no relacionamento

Tenha cuidado com as expectativas

Para ser uma pessoa mais paciente é preciso entender e aceitar que o outro, assim como você, não é perfeito. Portanto, não exija demais. Esse hábito cria conflitos, dificulta a rotina e a harmonia entre o casal. Ninguém é uma máquina programada para suprir as suas expectativas e viver de acordo com o que você acredita.

Não fale de maneira agressiva

Quando algo lhe tira do sério e provoca sua irritação, respire e pondere antes de falar ou tomar alguma atitude. Por mais que determinada situação tenha despertado incômodo, agir ou falar de maneira agressiva só irá piorar a questão. Espere alguns instantes e aguarde voltar ao seu estado de normalidade para tomar qualquer atitude, isso evitará que o conflito tome proporções desnecessárias.

Aprenda a respirar

Em situações de conflito é essencial saber o momento para se afastar e respirar. Procure ter essa atitude sempre que perceber que seu estado emocional foi afetado. Conte até dez e espere a raiva passar. Explosões, ataques de fúria e discussões desnecessárias só desgastam o relacionamento. O descontrole emocional pode ser evitado quando paramos para nos recompor, assim é possível encontrar soluções mais saudáveis para resolver conflitos.

Fale sobre como você se sente

Quando o parceiro fizer algo que lhe incomode, fale de maneira clara e tranquila sobre como você se sente. Os ruídos na comunicação é a principal causa dos conflitos, não só nos relacionamentos amorosos, mas na vida em geral. Aprenda a expor seus sentimentos sem “joguinhos “emocionais. Agir de maneira reativa só irá dificultar a comunicação entre o casal e, entenda que o outro não tem a capacidade de adivinhar como você se sente. Portanto, não guarde com você as coisas que incomodam. É muito mais fácil mudar de atitude quando sabemos que estamos machucando alguém.

Desenvolva a tolerância

Nenhuma relação humana se sustenta quando não se sabe ceder. Dentro de um namoro ou casamento, é preciso conciliar os interesses, as preferências, a rotina e os horários. Lembre-se: um relacionamento é uma via de mão dupla na qual ninguém precisa se anular ou sobressair. O casal precisa encontrar um equilíbrio e saber ceder quando é preciso e se impor quando for necessário, sempre com respeito e de maneira saudável.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter