Traição: confira os 10 tipos de infidelidade além da traição física

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / avemario Pesquisas mundiais apontam que os números de adúlteros vem crescendo, independente do gênero

Pesquisas mundiais apontam que os números de adúlteros vem crescendo, independente do gênero.

Traições acontecem e sempre aconteceram. Se pensarmos em um sentido mais amplo, a traição não se limita apenas à infidelidade entre casais, ela pode acontecer em outros ambientes além do familiar, como a traição de um amigo ou de um colega de trabalho. Amarga e difícil de aceitar, a infidelidade é muito abordada na literatura e foi peça central de clássicos como “Otelo”, de William Shakespeare, “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert e “O Primo Basílio”, do renomado Eça de Queiroz.

Pesquisas mundiais apontam que os números de adúlteros vem crescendo, independente do gênero. A traição vai além de uma relação física com uma terceira pessoa. Uma relação amorosa convencional funciona como uma espécie de contrato de confiança e respeito e, tudo que descumprir esse contrato, constitui uma traição.

O americano John Gottman, pesquisador e doutor em psicologia, se debruça sobre o tema há mais de 40 anos e, a partir de análises da linguagem corporal e entrevistas com casais, Gottman confirma que existe um padrão de comportamento que leva à traição e diz que há muitas outras formas de infidelidade.

Outro ponto interessante que o pesquisador aborda diz respeito sobre como a nossa cultura vê a traição. “Não se trata de um desvio de caráter e a maioria das traições não é causada pelo desejo sexual, e sim por dificuldades afetivas.”

Saiba quais são os 10 tipos de traição

Comprometimento condicional

Quando um dos envolvidos na relação não está inteiro ou comprometido. Ainda flerta com outras pessoas e está sempre “atento” em busca de outros parceiros.

Intimidade sem sexo

A pessoa mantém um vínculo de proximidade com alguém, troca confidências, fala da própria rotina e dificuldades, sem que o parceiro saiba.

Mentira

Para evitar problemas, o indivíduo passa a mentir sobre coisas banais e não fala a verdade por entender que é o jeito mais fácil de evitar conflitos e ficar em paz.

Aliança contra o parceiro

Um dos envolvidos na relação se une com uma terceira pessoa para criticar o parceiro.

Ausência e frieza

Inabilidade para entender as necessidades emocionais do parceiro e falta de interesse com a manutenção do relacionamento.

Perda de interesse sexual

Não existe mais atração sexual e nenhum interesse em reavivar o desejo.

Desrespeito

Não existe mais a preocupação em ser gentil com o outro. A indiferença ou a grosseria fazem parte da rotina do casal.

Egoísmo

Quando a pessoa só enxerga e coloca toda sua atenção apenas para os próprios desejos e necessidades. Anulando o parceiro.

Injustiça

Uma das partes impõe suas regras como absolutas e as decisões não são tomadas de maneira conjunta.

Rompimento de promessas

O acordo que o casal fez no início é quebrado por um dos envolvidos no relacionamento.

Como superar uma traição

A melhor maneira para superar uma traição com controle emocional é fazer um exercício para substituir a dor pelo aprendizado que veio junto com essa situação. Caso você esteja passando por esse momento, conheça o Método LOTUS e liberte-se dos processos inconscientes que acabam trazendo essa situação para sua vida.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter