Confira 6 hobbies para aliviar o estresse da rotina e relaxar

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / kosmos111 Ter um hobbie proporciona prazer, enquanto simultaneamente nos desvia da tensão.

Nossa rotina é repleta de situações estressantes, que acabam fazendo com que percamos nosso equilíbrio emocional. O estresse abala a qualidade de vida e a saúde física e emocional, uma vez que gera inúmeros problemas como:

  • Tensão muscular
  • Enxaqueca
  • Insônia
  • Alterações de humor
  • Sensação de cansaço constante
  • Ansiedade

Existem muitas formas de aliviar o estresse do dia a dia, e um deles é ter um hobbie. Isso porque o hobbie proporciona prazer, enquanto simultaneamente nos desvia da tensão. Segundo a professora Denise Pará, doutora em ciências da saúde e coordenadora do Setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp, ter um hobbie deveria ser tão importante quanto dormir e se alimentar.

Dicas de hobbies que aliviam o estresse

Jogar golfe

O golfe é um esporte que combina a atividade física com o contato com o ar livre. Fazer um percurso de nove buracos no golfe equivale a uma caminhada de quatro ou cinco horas – a passo moderado –, que traz benefícios inquestionáveis para a saúde. Além disso, o golfe traz benefícios para a saúde mental que ajudam a prevenir e tratar mais de 40 doenças crônicas. De acordo com Andrew Murray, investigador do Physical Activity for Health Research Centre, a prática do esporte ajuda a aumentar a autoestima e a autonomia, ao mesmo tempo que facilita e promove a interação social e a aprendizagem.

Ler

A leitura ajuda no alívio do estresse por conta da concentração gerada, já que a pessoa entra na história do livro e acaba esquecendo dos problemas. Além de uma técnica de relaxamento, ler também é uma ótima forma de exercitar sua memória e de expandir o vocabulário.

Praticar mergulho

Mergulhar, além de ser uma ótima alternativa para um hobbie, traz inúmeros benefícios para sua saúde física e mental. Isso porque, assim como no golfe, o mergulho concilia a atividade física com o contato com a natureza, aliviando a tensão e o estresse. A prática do esporte também ajuda a melhorar a capacidade respiratória, e, consequentemente, o resto do corpo. O controle da respiração leva a um estado de calma e relaxamento, além de gerar uma absorção do oxigênio mais eficiente, aumentando os níveis de energia e estimulando a circulação sanguínea, estendendo os benefícios ao coração, ao pulmão e ao cérebro.

Tocar um instrumento musical

Aprender a tocar algum instrumento musical no qual você tem interesse pode ser extremamente relaxante, além de ser prazeroso. A prática desse hobbie também ajuda no estímulo da memória, melhora a coordenação e ensina a ter perseverança. É válido ressaltar que, ao você mesmo tocar uma música, é uma forma de expressar suas emoções. A musicoterapia tem sido útil no tratamento de crianças e adolescentes com autismo, depressão e outros distúrbios.

Praticar plastimodelismo

Sendo uma área do modelismo em geral, o plastimodelismo é o hobbie que utiliza plástico como material básico para a construção de réplicas em escala de objetos reais ou de ficção. Além de ser um dos hobbies que mais estimula a busca por conhecimento, é também uma fonte de leitura, de inspiração e de diversão, promovendo satisfação no final da montagem. Apesar de não ser muito conhecido, o plastimodelismo é uma ótima forma para relaxar e desestressar.

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter